PUBLICIDADE

1 em cada 4 leitores do Minha Vida possuem pressão alta

Pesquisa do portal revela os hábitos de saúde dos nossos leitores relacionados

A hipertensão é uma das condições de saúde que mais acomete os brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) conduzida em 2013, mais de 30 milhões de pessoas convivem com a doença no país, o que equivale a 21,4% da população acima de 18 anos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Perto do dia mundial da hipertensão, resolvemos fazer uma pesquisa especial para entender como os nossos leitores convivem com a pressão alta e como a condição afeta seu dia a dia. Os resultados foram surpreendentes, confira!

Como está sua pressão?

De acordo com nossa pesquisa, 26,4% de nossos leitores convivem atualmente com a hipertensão e a incidência da condição aumenta com a idade. É um pouco a mais do que a média nacional, pois como somos um portal de saúde, há uma frequência maior de pessoas com uma condição diagnosticada, como a hipertensão, navegando em nossas páginas. Dentre os que possuem 60 anos ou mais, 41,5% são hipertensos. Veja mais no infográfico abaixo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A grande maioria dos entrevistados (91%) possui ao menos um parente próximo hipertenso, o que pode ser um sinal de alerta. Isso porque a maior parte dos casos de pressão alta são resultados de herança genética. No entanto, a hipertensão é uma doença poligênica, resultado da combinação de diversos fatores genéticos e ambientais. Dessa forma, nosso estilo de vida contribui para a manifestação da doença.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, que depende das comorbidades e medidas da pressão. É importante ressaltar que o tratamento para hipertensão inicia-se a mudança do estilo de vida (MEV) associado ou não a medicamentos. Dentre os nossos leitores, por exemplo, 1 em cada 5 que possuem hipertensão não utiliza medicamentos para controlar sua pressão arterial.

O controle de hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos são algumas das principais mudanças do estilo de vida que contribuem para o controle e, até prevenção, da pressão alta. 50,9% dos entrevistados afirmaram controlar a quantidade gordura / frituras que consomem e 45,7%, a quantidade de sódio que ingerem, uma vez que tanto a gordura quanto o sal em excesso podem contribuir para a manifestação da hipertensão.

Sobre a pesquisa

Os dados são referentes à pesquisa "Hipertensão", feita pelo portal Minha Vida em abril de 2018 com os leitores do portal. A base de análise é de 690 respostas válidas, composta por homens e mulheres, de todas as idades. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail: pesquisa@minhavida.com.br