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Vença o clima seco e proteja a saúde das doenças respiratórias

Casos de alergia crescem 25% quando a umidade do ar está baixa

Depois de registrar o menor índice de umidade em três anos, a cidade de São Paulo deve permanecer em alerta por causa do tempo seco até domingo. A previsão do clima é semelhante para a maioria das regiões no país. O estado de alerta é definido quando a umidade do ar fica entre 20% e 30%. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas cidades do Noroeste do Estado vão completar 40 dias sem chuva.

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Hidratação alivia complicações do clima seco - Foto: Getty Images
Hidratação alivia complicações do clima seco - Foto: Getty Images

Os problemas para o sistema respiratório causados pelo tempo seco são vários: os casos de pneumonias, gripes, sinusites, alergias e resfriados crescem até 25%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo quando a umidade cai e os índices de poluição, consequentemente, aumentam. Mas, para fugir desse problema e garantir que saúde fique 100%, basta seguir alguns cuidados que deixam seu corpo livre dessas reações chatas.

Segundo a alergista Marta Guidacci, sangramento nasal, mal-estar, tontura, pele seca, olhos vermelhos, boca seca e lábios rachados são sintomas comuns nessas condições climáticas, o que pode resultar em desmaios e altos níveis de desidratação. "Hidratar o corpo, ingerindo água, sucos naturais, consumir muitas frutas e verduras e evitar fast food é o primeiro passo", afirma. A opinião é endossada pelo clínico geral Fernando Nobero, do Hospital Beneficência Portuguesa. "A grande ingestão de líquido é ótima para driblar o ar seco, mas outros cuidados também são importantes, como o uso de colírios", completa.

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Cuide da alimentação

Natação para driblar o tempo seco - Foto: Getty Images
Natação para driblar o tempo seco - Foto: Getty Images

É importante durante o tempo seco tomar providências como: aumentar a hidratação, com a ingestão de água ou isotônicos; consumir frutas ricas em água, como melancia e melão, e evitar a prática de exercícios muito intensos ao ar livre em horas quentes, diz a alergista Marta.

Mantenha a pele hidratada

"Outra dica que garante a saúde e a beleza da sua pele nos dias de baixa umidade do ar é apostar em cremes e umidificantes", explica Marta Guidacci. Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes, demorados, uso de sabonetes e buchas, evitar atividades físicas no horário de 10 às 16h, colocar soro fisiológico nas narinas e fazer compressas de água filtrada nos olhos, se eles estiverem irritados. Umidificando bem os ambientes, os sintomas de asma e rinite tendem a diminuir. Isso porque, quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem, e eles são os principais fatores desencadeantes das alergias.

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Natação para driblar o tempo seco

A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. Mas nada disso é motivo para você fugir das atividades físicas, como explica o professor Rafael Ollita, da academia Top Spin & Big Ball. "É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto", diz ele. Além disso, exercícios ao ar livre devem ser realizados em locais que possuam muitas árvores, como parques e praças.

Natação, hidroginástica, hidro cycle e os demais esportes na água são uma boa alternativa se o ar pesado estiver incomodando. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório.

Hidratação alivia complicações do clima seco - Foto: Getty Images
Hidratação alivia complicações do clima seco - Foto: Getty Images

Hidratação alivia complicações

Natação para driblar o tempo seco - Foto: Getty Images
Natação para driblar o tempo seco - Foto: Getty Images

Natação para driblar o tempo seco