Causas comuns que explicam seus dentes sensíveis

Dificuldade para consumir alimentos gelados é um dos primeiros sinais do problema

Um simples copo de água gelada é capaz de trazer forte incômodo para os seus dentes? Então, é hora de procurar um dentista, já que a sensação de dor ao consumir alimentos gelados é a principal característica de sensibilidade dentária. Aliás, não são só as baixas temperaturas que geram desconforto: o mesmo pode ser sentido ao ingerir alimentos ácidos, doces ou muito quentes.

De modo geral, a sensibilidade dentária surge quando o esmalte que protege o dente se desgasta e deixa de cumprir sua função protetora. Esse desgaste, por sua vez, favorece diferentes tipos de problemas na gengiva, dentina e até na raiz dentária, provocando a dor.

É verdade que todo mundo pode sentir um pouco de sensibilidade em algum momento da vida; ainda assim, é fundamental observar o incômodo e fazer uma avaliação com o dentista, na qual o profissional identificará as verdadeiras causas do problema.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja abaixo o que pode estar causando a sua sensibilidade nos dentes e como prevenir:

Esmalte desgastado

Como mencionado acima, o esmalte é a camada de mineral que protege o dente. E, apesar de ser resistente, com o avanço da idade ou ao adquirir determinados hábitos, ele pode se desgastar. Quando isso acontece, a dentina, que é formada por túbulos microscópicos que conduzem os nervos, fica evidente e causa dor.

Os principais motivos que aceleram a deterioração do esmalte são: choque térmico, tabagismo, alimentos e bebidas ácidas (como frutas cítricas), isotônicos, doces e outros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para evitar o desgaste, a dica é evitar os fatores de risco e fazer uma higiene bucal completa com a nova Colgate Total 12. O uso constante do creme dental fortalece o esmalte do dente e cria uma camada protetora sobre as áreas sensíveis.

Retração gengival

Optar por escovas com cerdas duras ou escovar os dentes com muita força são hábitos simples que colaboram para a retração da gengiva. O problema é sério e pode ocasionar inflamação e danos na gengiva.

Com a retração, a raiz do dente fica mais exposta, por isso é comum que haja sensibilidade. Em alguns casos, o tratamento da retração é o enxerto com a própria gengiva, sendo assim, o dentista deve ser consultado logo no início do quadro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para evitar o aparecimento e o avanço da doença, o ideal é ter atitudes saudáveis e optar pelo creme dental Colgate Total 12. O produto é o melhor para evitar o avanço do problema porque combate as bactérias, inclusive as responsáveis pela gengivite.

Refluxo

O refluxo gástrico pode prejudicar o mineral encontrado no esmalte do dente, facilitando a sua erosão. Isso porque o refluxo é uma doença na qual os ácidos do estômago, responsáveis pelo processo digestivo, voltam pelo esôfago e podem chegar até a boca, em vez de cumprir o ciclo da digestão.

Bruxismo

Com causas distintas, incluindo o estresse a ansiedade, o bruxismo é caracterizado pelo ranger e apertar dos dentes. O problema, além de provocar dor e fraturas, pode levar justamente ao desgaste da coroa dental, bem como do esmalte.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ranger dos dentes pode ser controlado com o uso de aparelho que evita o atrito entre os dentes inferiores e superiores. Para utilizá-lo, você deve consultar o dentista.

Cáries e tártaro

Cárie, tártaro e placa bacteriana estão diretamente associados à sensibilidade porque, quando não recebem o devido tratamento, podem se infiltrar no dente e chegar à raiz. Com essa infiltração e retração gengival, hábitos simples do dia a dia, como beber e comer, podem causar muita dor.

Com o uso contínuo da nova Colgate Total 12, por exemplo, é possível prevenir o aparecimento de cárie e fortalecer o esmalte do dente, resultando em uma proteção completa para língua, dentes, bochechas e gengiva, contra a proliferação de bactérias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Clareamento dental

O clareamento dental é uma técnica realizada a partir da combinação de agentes químicos e, por isso, só deve ser realizado por profissionais especializados. Além disso, produtos muito agressivos ou que são utilizados com frequência prejudicam o dente e levam à sensibilidade.