PUBLICIDADE

Dias frios aumentam risco de AVC, indica estudo

Em 9 anos de pesquisa, foram registrados 55.633 casos de morte por AVC

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Católica de Santos (Unisantos) notaram um aumento nos casos de morte por acidente vascular cerebral (AVC), principalmente entre a população com mais de 65 anos. O mais curioso é que esse aumento se dá especialmente quando o clima fica mais frio.

A relação entre a queda da temperatura e o aumento de mortes por AVC foi demonstrado em um estudo envolvendo dados de mortalidade e de estações meteorológicas de 2002 a 2011 na cidade de São Paulo. Foi descoberto que entre os idosos esse risco é maior para as mulheres. Os resultados foram divulgados em um artigo publicado no International Journal of Biometeorology.

Para analisar a associação entre variação térmica e AVC na cidade de São Paulo, a geógrafa Priscilla Venâncio Ikefuti utilizou dados coletados pelo Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade no Município de São Paulo (PRO-AIM). A pesquisa foi coordenada por Ligia Vizeu Barrozo, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com os dados do estudo foi revelado a ocorrência de 55.633 casos de mortalidade na cidade de São Paulo entre 2002 e 2011. Foi utilizado a temperatura média, em vez de mínima e máxima, porque serviria como boa estimativa já que o clima varia bastante durante o dia.

Mulheres são mais afetadas

Segundo o estudo, o risco variou dependendo da idade e do sexo. Temperaturas abaixo de 15ºC foram consideradas com impacto maior para mortalidade por AVC do que temperaturas acima de 22ºC.

Os pesquisadores notaram uma diferença significativa, cerca de 2 mil mortes por acidente vascular cerebral a mais em mulheres do que em homens.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entre a população idosa (acima de 65 anos), foram registrados mais casos de AVC hemorrágico em mulheres (5.236 mortes, uma média diária de 5,81 casos) do que em homens (4.071 mortes, média diária de 4,6 casos).

No período da pesquisa observaram os dados de cada subtipo de AVC, totalizando 29.433 mortes, sendo que 12.183 foram por AVC isquêmico e 17.250 mortes por AVC hemorrágico.

O que é AVC?

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Saiba quais os primeiros socorros durante um derrame, clicando aqui!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)