Mosquito infectado com bactéria é nova arma contra a dengue

Microrganismo "propagado" propositalmente por cientistas impede que o mosquito Aedes aegypti transmita a dengue para humanos

Pesquisadores, incluindo brasileiros, revelaram uma nova forma de combate à dengue: quando os mosquitos Aedes aegypti são infectados com a bactéria Wolbachia, eles não conseguem transmitir a doença aos humanos.

Estudada desde 2012, a descoberta pode revolucionar a ciência, visto que a dengue é uma doença altamente letal no Brasil. Até outubro de 2019, cerca de 700 mortes por dengue foram registradas no país, de acordo com o Ministério da Saúde. O número é cinco vezes maior em relação às incidências do mesmo período do ano anterior.

Redução da dengue

A Wolbachia não está presente no organismo do Aedes aegypti, apesar de ser bastante comum em insetos. Assim, cientistas "infectaram" propositalmente os ovos dos mosquitos com a bactéria.

A partir disso, os novos mosquitos modificados foram soltos em locais considerados de alto índice da doença, como as cidades Niterói e Rio de Janeiro. Ao longo de sete anos, análises foram desenvolvidas e, como resultado, notou-se uma diminuição de até 96% dos casos de dengue nas regiões com mosquitos infectados pela bactéria.

Para o primeiro semestre de 2020, a expectativa é que novos testes sejam ampliados e realizados em municípios de Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG).

Os resultados definitivos sobre a eficácia do método, no entanto, só deverão estar prontos em 2022. Cientistas acreditam que este tempo será suficiente para acompanhamento dos níveis de dengue a partir da inserção da bactéria Wolbachia.

Doenças transmitidas por Aedes aegypti

Além da dengue, os pesquisadores notaram ainda uma queda no índice de ocorrência de chikungunya nas regiões analisadas. A doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Bactéria impede transmissão de dengue pelo mosquito Aedes aegypti em humanos - Foto: Shutterstock

Em Niterói, onde os mosquitos infectados foram soltos, houve uma redução de 75% nas incidências de chikungunya durante o estudo. Desta forma, o novo método com o uso de bactérias pode proteger duplamente a população.

Como se prevenir da dengue