João perguntou:

Estou tendo muitas dores na planta do pé esquerdo indo para o calcanhar doi quando piso o que tenho?

  • Respondido em 16/08/2017
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Isso está parecendo com sintomas de fascite plantar ou esporão calcâneo. Na verdade ambos estão associados.
    A fascite plantar é uma inflamação na sola do pé causada pelo excesso de tensão nos músculos da sola do pé, agredindo a fáscia, ou seja, o tecido que os recobre. Quando esta tensão fica muito elevada por muito tempo (semanas, meses e anos), o lugar onde os músculos se prendem é sobrecarregado. Este lugar onde eles se prendem é justamente em uma região do calcanhar, que com o tempo, vai se espessando, formando uma ponta, que chamamos de esporão.
    Por conta disso é que os piores momentos ocorrem quando a pessoa pisa no chão após um tempo com o tornozelo relaxado (quando os pés ficam para baixo em relação à perna), como ao levantar da cama, o primeiro passo do dia, ou então ao levantar após muito tempo sentado. Nestes casos, os músculos e a fáscia ficam encurtados e quando a pessoa pisa no chão, eles são esticados subitamente gerando a dor.
    Para tratar, é importante antes de tudo procurar pelo médico ortopedista. Ele irá te examinar e talvez pedir exames que mostrem se é realmente isso que você tem. Com os resultados, ele vai te indicar para o melhor tratamento, que na maioria das vezes é fisioterapia. Apenas em casos mais graves são indicadas cirurgias.
    Portanto, procure sempre por profissionais indicados por pessoas de sua confiança, ou que tenham boas referências.
    Bom tratamento!

    PUBLICIDADE