Alexandre perguntou:

Fiz um raixo x e deu que tenho redução do espaço de L4-L5. Quais são as consequências disso e o tratamento é à base de fisioterapia?

  • Respondido em 23/08/2017
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Uma redução de espaço como essas, indica que a distância entre a quarta e a quinta vértebras da lombar está reduzida e isso provavelmente é uma das principais causas de dores nas costas, algumas vezes acompanhadas de sintomas nas pernas e no quadril, como sensação de peso, fraqueza, alteração de sensibilidade e dor.
    isso acontece pois entre estas vértebras, passam vários nervos, que nascem na coluna e descem pela perna toda, podendo chegar até os dedos dos pés. Por isso os sintomas diversos.
    A maioria dos tratamentos para este tipo de alteração são realizados sim, com a fisioterapia, mas também com outros tratamentos alternativos, como acupuntura, Yoga, pilates, exercícios específicos, massoterapia, entre outros. A minoria dos casos, que são mais graves e precisam de cirurgia.
    Para saber qual a sua causa e tratamento mais indicado, a melhor coisa é em primeiro lugar, procurar seu médico ortopedista e mostrar o raio-x. Provavelmente ele vai te examinar e te encaminhar ao tratamento mais indicado para o seu caso.
    Portanto, procure sempre por profissionais indicados por pessoas de sua confiança, ou que tenham boas referências.
    Bom tratamento!

    PUBLICIDADE