Patricia perguntou:

Pra quem tem desgate de culuna qual a melhor maneira de sentar?

  • Respondido em 11/10/2017
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Vai depender do tipo e da causa do desgaste. Mas de modo geral, o jeito ideal é aquele que você sinta que a coluna fica relaxada, sem pontos de tensão e sempre bem apoiada em todo o seu comprimento.
    É importante evitar ficar escorregado com o quadril para frente, mantendo sempre a bacia bem para trás, bem encaixada. A coluna não pode ficar inclinada para nenhum dos dois lados e também não deve ficar muito inclinada para frente nem para trás, apenas um pouco, bem de leve, para trás. Somente assim ela ficará apoiada e descansando.
    A coluna foi feita para ter três curvas principais:
    - Lordose cervical (curva do pescoço);
    - Cifose torácica (curva da região das costelas);
    - Lordose lombar (curva na altura da barriga).
    Tentar mantê-las é importante, mas desde que não gere dor ou qualquer desconforto.
    Na verdade o ideal é evitar ficar muito tempo sentado, pois isso prejudica a coluna. Então a melhor sugestão é que tente se levantar de tempo em tempo, dar uma leve caminhada (beber água, ir no banheiro, por exemplo) e depois sentar novamente.
    Mas se sente dores enquanto está na cadeira, é importante procurar pelo médico para ver se não existe algum outro problema, ou mesmo uma solução para acabar com estes desconfortos. A maioria dos casos assim podem ser solucionados com a fisioterapia, que provavelmente o médico vai te indicar.
    De qualquer forma, procure sempre por profissionais com boas referências, indicados por pessoas de sua confiança.
    Bom tratamento!

    PUBLICIDADE