Criss perguntou:

O que devo fazer para controlar meu desejo por sexo?

  • Respondido em 05/12/2017
    Olá,

    Ter vontade todos os dias, dependendo da idade, sim, pode ser até considerado normal, mas toda hora, todo instante, não.
    Procure um profissional para verificar se existe alguma desordem em seu organismo, podendo ser simples como hormonal até algo mais complexo.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 12/12/2017
    Dirk Belau Psicologia e Psicanálise - CRP 06/117170/SP
    Olá,

    a sua pergunta pre-suppõe que você quer "controlar," ou seja diminuir, o seu desejo por sexo. Ela implica que você reprova o seu desejo sexual como exagerado. Porém, você não nos diz em quê o seu desejo por sexo está lhe atrapalhando. As proprias atividades sexuais não devem estar lhe causando qualquer dano diretamente. Um possível dano indireto, menciono mais em baixo.

    Imagino que entre os seus motivos podem constar os seguintes, que não vou tratar aqui: Não está conseguindo relações sexuais para satisfazer o desejo? Está olhando a atividade sexual de um ponto de vista moralista e acha que relações sexuais fora do casamento são pecado? Seu desejo sexual desvia do comum, tem objetos inconvenientes, por exemplo do mesmo sexo? Falta-lhe tempo para transar o tempo todo?

    O quê fôr que você esteja reprovando no seu desejo sexual, proponho questionar o seu desejo sexual não como causa mas como reflexo, indicador, de um problema mais amplo. Este aproveitaria o desejo sexual e as atividades sexuais justamente para esconder-se. Este é a alienação, a falta de motivação -- e talvez de oportunidade -- para você se desenvolver e satisfazer com outras atividades fora do sexo e sobretudo em relações humanas. Assim, as atividades sexuais não são ruins em si, mas refletem uma certa pobreza no que diz respeito a sua vida toda, sobretudo social. Pobreza da qual você não se dá conta, pois seria para sentir vergonha. O desejo sexual lhe serve para tampar esta vergonha. Alguns dizem que desejo sexual exagerado é uma forma de depressão.

    Pois normalmente, uma atividade sexual deveria fazer a pessoa se sentir bem por um tempo, pelo menos umas horas, metade de um dia ou um dia enteiro ou mais, dependendo da idade. O desejo sexual permanente indica que a atividade sexual não satisfaz. Isto provavelmente porquê a expectativa de satisfação já está exagerada, mas também porque a atividade sexual não está sendo executada de maneira para satisfazer o desejo sexual, já que não está sendo usada para satisfazer mas sim para outra finalidade, ela fica superficial. Parece estranho, mas a mente humana funciona assim: se ela precisa do desejo sexual para tampar outros desejos impossíveis de se satisfazer, ela recusa a satisfação sexual (numa certa medida) para se focalizar só no desejo sexual sempre e assim não precisar se dar conta dos outros desejos.

    O quê fazer? Se você quer mudar este quadro, só a través de um trabalho psicoterapeutico profundo e extenso. Pois provavelmente vai ser insuficiente você se forçar a não pensar no desejo sexual. Mesmo se você conseguisse, a função psíquica dele de servir como focus poderia passar para outra atividade obsessiva. Cuidado das drogas!

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 18/01/2018
    Geime Rozanski Psicologia - CRP 07/03417/RS
    Olá,

    A pergunta sua reflete uma preocupação: Ou está assustado (a) ou está reprovando sua ânsia por sexo. Se, para tranquilizar teu interior, sim é importante fazer Psicoterapia para esclarecer e tranquilizar a ti mesmo(a). Porém, sexo é vida mas existe vários tipos de sexo: sexo promíscuo, sexo tradicional e sexo divino. Portanto, talvez que a ânsia por sexo seja em se qualificar por uma resposta mais adequada a sua exigência. Enquanto não encontrar a resposta a ânsia continuará.