vera e mais 2 pessoas perguntaram:

O que é TAG?

  • Respondido em 28/03/2014
    Dr. Persio Ribeiro Gomes de Deus Psiquiatria - CRM 31656/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Boa pergunta
    A medicina atual está cheia de abreviaturas, esta é mais uma. TAG significa Transtorno de Ansiedade Generalisada, que é um transtorno bastante sério em termos de ansiedade. Produz um grau de comprometimento nas pessoas que o possuem com consequências na vida pessoal, laboral e afetiva. Este transtorno necessita tratamento pois caso contrário a pessoa terá um prejuízo severo em termos de qualidade de vida
    espero ter lhe ajudado

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 14/07/2014
    Fabio Luz Psicologia - CRP 13890/RJ
    Olá,

    TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) significa uma preocupação ou ansiedade excessiva com motivos sem significado ao nível de ansiedade observada. Pessoas que sofrem dessa ansiedade estão frequentemente temerosas do futuro, aguardam pelo pior a todo o momento,por exemplo, qualquer pequeno atraso, um telefonema fora de hora, são vistos como a notícia de uma tragédia ocorrida com uma pessoa querida. Este estado de ansiedade perturba a visão que a pessoa tem a respeito de si mesma e a respeito do que acontece no ambiente.
    Essa preocupação grande e incontrolável deve ocorrer durante pelo menos seis meses para que se possa diagnosticar o transtorno de ansiedade generalizada. Esse transtorno costuma ser crônico e geralmente leva o paciente a sofrer com o estado de ansiedade elevado durante anos. Pode vir a acabar espontaneamente em alguns casos e não há meios de se prever quando isso acontecerá.
    Os sintomas podem variar e mudar ao longo do tempo, o que faz com que a pessoa se sinta bem em algumas ocasiões e mal em outras. A preocupação com a possibilidade de vir a adoecer com algo grave ou sofrer um acidente, embora não existam indicativos de que essas coisas possam vir a acontecer, é o foco mais comum das preocupações das pessoas com ansiedade generalizada. Algumas pessoas temem mais que os entes queridos sofram algum desses males,como os pais, ou filhos. Estes indivíduos estão sempre imaginando situações como essas e freqüentemente se consideram incapazes de lidar com elas caso realmente venham a acontecer.
    Alguns dos sintomas de ansiedade generalizada podem ser emocionais, mentais e físicos. Os sintomas emocionais e mentais se resumem em dificuldade para relaxar ou a sensação de que está a ponto de estourar, está no limite do nervosismo,preocupação e tensão crônicas e exageradas,irritabilidade, dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta, assustar-se com facilidade e de forma mais intensa.
    E os sintomas físicos se resumem em se cansar com facilidade, fadiga, tensão muscular,
    dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório, boca seca, mãos ou pés úmidos,
    sudorese excessiva, tremores, coração acelerado,tonturas, desconforto abdominal, respiração acelerada, palpitações (sensação de que o coração falhou uma batida).
    É um transtorno que pode surgir em qualquer fase da vida, durante a infância,durante a fase adulta ou ainda durante a terceira idade.
    O tratamento do transtorno de ansiedade generalizada deve ser feito com psicoterapia e se
    necessário medicamentos, possibilitando manter o individuo em um estado equilibrado de ansiedade.

    Abraços

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 08/02/2015
    Maris V Botari (Presencial e ONline) Psicologia - CRP 12167/SP
    Olá,

    Bom dia.

    É o Transtorno da Ansiedade generalizada, caracterizado por sintomas como: preocupação excessiva, alterações do sono ou apetite, pensamentos catastróficos recorrentes, baixa produtividade, dificuldade de levar uma vida "normal".

    att

  • Respondido em 01/03/2015
    Kleber Maia Marinho Psicologia - CRP 06/58917/SP
    Olá,

    TAG é a sigla para "transtorno da ansiedade generalizada" e, conforme sua classificação no manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), trata-se de um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, sendo, entretanto, um estado mental constante, e, na maioria dos casos, impassível de controle cuja duração mínima atinge desse sofrimento persiste pelo menos seis meses. As pessoas acometidas por esse transtorno acabam tendo problemas que variam entre os indivíduos, sendo comum a fadiga, má qualidade do sono, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e pode até sentir alterações fisiológicas mais evidentes como palpitação, taquicardia, entre outros sintomas. O melhor caminho é procurar um psicólogo, que irá analisar a situação e possivelmente também encaminhar o paciente ao psiquiatra.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 09/04/2015
    Priscilla Sociale Psicologia - CRP 74229/SP
    Olá,

    TAG é um Transtorno de ansiedade envolvendo sinais intensos e constantes de nervosismo, preocupação excessiva e tensão. Há um sentimento de medo ou inquietação que afeta a vida de quem sente, sendo menos intensa que um ataque de pânico. O nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos que geram o transtorno. Eles causam sofrimento e interferem na qualidade de vida da pessoa. Nestes casos, é importante procurar um especialista que possa avaliar o caso e fechar um diagnóstico preciso. Procure um Psicólogo e um Psiquiatra especializados para um diagnóstico e tratamento adequado.

  • Respondido em 29/04/2015
    Sandra Blefari Psicologia - CRP 65908/SP
    Olá,

    F41.1 - 300.02 Transtorno de Ansiedade Generalizada

    A característica essencial do Transtorno de Ansiedade Generalizada é uma ansiedade ou preocupação excessiva (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos dias por um período de pelo menos 6 meses, acerca de diversos eventos ou atividades.

  • Respondido em 17/07/2015
    Adriana Santos Psicologia - CRP 118774/SP
    Olá,

    Os transtornos de ansiedade generalizada são diagnosticados quando a pessoa preocupa-se excessivamente sobre uma variedade de problemas cotidianos por pelo menos 6 meses.
    Pessoas com transtornos de ansiedade generalizada não conseguem se livrar de suas preocupações, mesmo que percebam que a sua ansiedade é mais intensa do que seria esperado pela situação. Pessoas com transtornos de ansiedade generalizada não conseguem relaxar e têm dificuldade de concentração. Muitas vezes, as pessoas com transtornos de ansiedade generalizada têm dificuldade para dormir. Sintomas físicos que geralmente acompanham a ansiedade incluem fadiga, dor de cabeça, tensão muscular, dores musculares, dificuldade de engolir, tremedeira, irritabilidade, sudorese, náusea, ir ao banheiro freqüentemente, sentir falta de ar, e ter ondas de calor.