ivanildegodinho perguntou:

Qual a compressa mais indicada para tendinite: a fria ou a quente?

  • Respondido em 17/09/2014
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    De modo geral, utiliza-se a regra de que o gelo é indicado para casos agudos (aconteceram em pouco tempo) e o quente para casos crônicos (existem há várias semanas). Mas depende muito do tipo, local e causas da dor.
    Nos casos de tendinite, é aconselhado o gelo sempre após uma atividade que tenha exigido o tendão. Isto porque após uma atividade que tenha esforçado o tendão, ele foi machucado novamente e a inflamação precisa ser controlada o quanto antes.
    O calor é aconselhado a fazer nos músculos próximos a tendinite. Por exemplo, se a tendinite é no punho, vale a pena fazer a compressa quente nos músculos do antebraço e no ombro, para relaxar os músculos que podem ser responsáveis pela tensão aumentada no tendão. O gelo, faça exatamente no local da dor.
    Mas se a pessoa sentir que o gelo ou o calor piora as dores, deve parar imediatamente.
    De modo geral, o gelo ou o calor irão apenas remediar as dores. Se você quiser realmente tratar a causa das dores e não precisar do gelo ou do calor, procure um tratamento de acordo. Este deve ser iniciado com uma consulta ao seu médico, que após uma avaliação específica irá te indicar o melhor recurso (remédios, fisioterapia, acupuntura, etc), ok?
    Bom tratamento!

    PUBLICIDADE