Priscila perguntou:

É normal um homem se masturbar todos os dias ou é algum tipo de vício?

  • Respondido em 05/08/2015
    Luciana Kotaka Psicologia - CRP 6502-1/PR
    Olá,

    A masturbação é um comportamento saudável e normal que todo ser humano tende a se beneficiar, porém quando essa necessidade se torna rotineira e ocupa sua mente o tempo todo, pode sim trazer incômodos, ate porque não é bacana deixar de se relacionar com outra pessoa, o ideal é que tanto ato sexual como a masturbação em iguais proporções possam ser meios de obtenção de prazer.
    Se você se sente prisioneiro desse comportamento vale buscar ajuda de um sexólogo, para que possa entender de onde vem essa necessidade de prazer solitária sem interação com outra pessoa de forma diária.

    Um abraço
    Luciana Kotaka

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 07/08/2015
    Geime Rozanski Psicologia - CRP 07/03417/RS
    Olá,

    A masturbação é o início do processo sexual, quando o jovem descobre seu corpo e obtem satisfação dele. Mas logo parte para a parceria, busca uma parceira para a relação sexual. Uma vez que outra, pode se masturbar mesmo assim, mas se é todos os dias é indício de problemas de personalidade, de autoestima. Convém verificar.

  • Respondido em 10/08/2015
    Dirk Belau Psicologia e Psicanálise - CRP 06/117170/SP
    Olá,

    A minha resposta depende de si você é este homem ou se você é alguém que se queixa do homem.

    Se você é este homem, me pergunto porquê você se compara com o "normal." Além do mais, é normal.

    Agora, a questão do vício. A masturbação pode ser considera um vício se ela é a única ou a muito mais importante fonte de satisfação. Esta é a definição do vício. Mas seria um vício que não te ameaça, em comparação com outros vícios, por exemplo as drogas ou os comportamentos que custam dinheiro ou muito tempo.

    Se detrás da sua dúvida é o fato de você não conseguir se relacionar sexualmente ou não de maneira satisfatória, ai a questão é mais complicada. Ai a masturbação pode te lembrar esta falha e lhe parecer vergonhosa, ainda que não seja a masturbação que é vergonhosa mas você pode sentir que as outras pessoas lhe cobram o relacionamento e ele não procede ou procede mal.

    Neste caso, você precisaria mudar alguma coisa. Provavelmente algo profundo em você. Se tem condições, recomendo uma psicoterapia profunda ou uma psicanálise. Saiba que a tarefa é grande. Mas não tem alternativa.

    Se você não é este homem, deixe-o em paz. Se você é @ seu parceir@, procedem os dois últimos parágrafos anteriores, para você também. Pois a sua relação deve ser insatisfatória. Se você quer "culpar" só ele, não vai resolver.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 10/08/2015
    Carlos Augusto Gonçalves Muramoto Psicologia e Psicanálise - CRP 06/113092/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Boa tarde,

    Isto depende de qual frequência isto ocorre. Há alguns estudos relacionados a masturbação em excesso, principalmente em homens que há indícios de depressão. Há também possibilidades de ser vício, desde que atrapalhe o seu cotidiano, relacionamentos entre outras coisas. A masturbação é vista como tabu, em muitos contextos cotidianos, porém é algo normal sim.

    Ouvimos muito isto: "Tudo o que é em excesso, pode fazer mal". E eu concordo.
    Quero deixar claro que para se ter uma melhor resposta, é precisa fazer uma avaliação mais direta sobre o assunto. E isto pode ser trabalhado com Psicólogos ou Clinico Geral, e em casos mais graves pode ser pedido encaminhamento para Psiquiatras.

    Qualquer dúvida estou a disposição
    Carlos Augusto - Psicólogo - CRP 06/113092

    PUBLICIDADE