edleuza perguntou:

Quais os exercícios mais recomendados para o processos de hipertrofia?

  • Respondido em 26/12/2016
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Para gerar uma hipertrofia muscular, ou seja, aumentar o volume das fibras musculares de maneira saudável, é importante associar dois fatores fundamentais: exercícios específicos e alimentação orientada.
    Um músculo possui uma boa capacidade de adaptação, de acordo com o que você exige dele. Ou seja, se você exige força, com o tempo ele fica mais forte. Se você exige resistência, ele fica mais resistente, entre outros estímulos. Porém, isso só funciona se você também der o que ele precisa para ficar forte ou resistente, ou ambos. No caso, o que ele precisa, é de uma quantidade específica de nutrientes, sais minerais e outros elementos, como a proteína, provenientes de uma boa alimentação.
    No seu caso, como quer ganhar massa muscular, precisará fazer exercícios de força, exigindo cargas mais altas do que o de costume, para que seu músculo inicie o processo de hipertrofia após várias semanas de treinos e alimentação específica.
    Como exercícios de força exigem mais controle e consciência corporal da pessoa, é importante que seja acompanhado e orientado por um educador físico, para evitar que se machuque. Já em relação a alimentação, é importante receber orientações de um nutricionista, para evitar excessos ou falta de elementos básicos para o ganho de massa muscular.
    Concordo que não é fácil! Por isso, eu sugiro que procure por profissionais que sejam indicados por pessoas de sua confiança, ou que tenham boas referências.
    Bons exercícios!

    PUBLICIDADE