Presidente da SBOT RS (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul). Membro da Socied...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Contusão?
A contusão é uma lesão que pode afetar músculos e órgãos, podendo ser uma lesão traumática de diferentes níveis, dependendo da intensidade do machucado.
Tipos
Alguns dos principais tipos de contusão são:
Contusão muscular
Um dos tipos mais comuns, o problema acontece quando um músculo é lesionado. Isso pode ocorrer de diferentes maneiras, como durante uma prática de esporte ou queda em casa, por exemplo.
Contusão pulmonar
Marcos Paulo de Souza, médico especialista em traumatologia e ortopedia, explica que a contusão pulmonar pode estar associada a alguma fratura na costela, aumentando o risco de pneumotórax - lesão considerada grave. Esse tipo de contusão deve ser investigado por um médico especialista nessa área, já que o problema pode trazer risco ao paciente.
Contusão cerebral
Esse tipo de contusão pode trazer riscos neurológicos e de vida ao paciente, dependendo da gravidade do trauma cerebral. Segundo Marcos, é possível que ocorra edema dentro do cérebro, assim como sangramento interno - o que deve ser tratado com urgência.
Sinais
Os sintomas variam de acordo com o local afetado:
Contusão muscular
- Hematomas;
- Inchaço;
- Vermelhidão;
- Dor no local;
- Sensação de “fisgada” no músculo.
Contusão pulmonar
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Dor intensificada ao tentar respirar.
Contusão cerebral
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Fotofobia;
- Confusão;
- Sonolência;
- Vômito.
Exames
De acordo com Marcos, o diagnóstico e exames solicitados dependem do tipo de contusão. “Se o paciente tiver uma contusão muscular, como uma contusão na coxa ou na perna que nos leve a pensar em uma lesão muscular, a gente solicita uma ecografia ou uma ressonância nuclear magnética”.
Já em casos de contusão nas extremidades, o médico explica que é solicitado um exame de Raio X e tomografia para entender a possibilidade de uma fratura - o que diferencia o diagnóstico de contusão muscular para contusão óssea.
Tratamento
No caso da contusão muscular, o tratamento indicado pelo médico varia de acordo com a intensidade da lesão, o que pode incluir a pausa das atividades físicas que exigem o esforço do músculo lesionado. Também pode ser indicado o uso de imobilização e de medicações que ajudem a diminuir a dor.
“Se o paciente não tratar a contusão com o médico, ele pode estar mascarando um risco de fratura. Ou seja, atrás daquelas contusões leves ou médias pode sim existir uma fratura ou distensão muscular. Isso pode ocasionar danos nesse paciente se não investigado corretamente, como edema crônico e perda da função articular”, alerta Marcos.
Por serem considerados graves, os outros tipos de contusão necessitam de tratamento hospitalar imediato. A contusão cerebral, por exemplo, precisa ser tratada por um neurocirurgião.
Anti-inflamatório para contusão
O uso do anti-inflamatório nas contusões musculares pode trazer benefícios para os pacientes. “Como ali acontece uma contusão, um edema, seja ele ósseo ou muscular, o anti-inflamatório ajuda sim a tratar estas lesões. Não só o uso de anti-inflamatório, mas o uso de gelo no local e de analgesias”, explica Marcos.
Entretanto, o ortopedista alerta que esses medicamentos devem ser prescritos por um médico, já que é necessário avaliar o nível da contusão para entender o tempo necessário de tratamento.
Mais Sobre
Diferença entre contusão, entorse e luxação
Enquanto a contusão é caracterizada por uma lesão traumática sobre alguma região do corpo, outros tipos de queixas ortopédicas variam de acordo com os danos e sintomas. Entenda alguns deles:
Entorse: é uma problema que atinge as articulações, levando ao rompimentos dos ligamentos da área. A entorse também pode provocar alterações das fibras que compõem os ligamentos articulares.
Luxação: acontece quando o osso se move completamente da sua posição correta. A luxação pode atingir diferentes articulações do corpo, como cotovelos e joelhos.