
Especialista em doenças pulmonares e doenças do sono. Profissional de excelência, preocupação principal é o bem estar do...
i
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
O que é Pneumotórax?
Pneumotórax (CID 10 - J93) é a presença de ar na cavidade da pleura - uma membrana fina que envolve os pulmões no formato de um saco. A função da pleura é permitir e facilitar o movimento dos pulmões na inspiração e expiração. Quando ocorre a entrada de ar nessa cavidade, chamamos pneumotórax.
Tipos
O pneumotórax pode ser primário ou secundário:
- Pneumotórax primário: a presença do ar na pleura é causada pela ruptura de bolhas preexistentes nos pulmões, em pacientes sem doença pulmonar prévia. Essa causa está muito associada ao tabagismo, quanto mais cigarros mais pneumotórax
- Pneumotórax secundário: ocorre como complicação de doença pulmonar conhecida, como enfisema, asma, sequelas de tuberculose, rolha de secreção em paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica. Acidentes que causem perfuração do tórax, como facas e armas de fogo também causam entrada de ar de fora para dentro, na região da pleura, e podem levar à morte por compressão do pulmão, exigindo tratamento imediato.
Pneumotórax hipertensivo
O pneumotórax hipertensivo é um quadro causado pelo aumento progressivo na pressão intrapleural: o entra no espaço pleural, mas não é capaz de sair.
Trata-se de um quadro de risco sem tratamento adequado, pois o retorno venoso prejudicado pode causar hipotensão sistêmica e parada cardiorrespiratória e cardíaca (atividade elétrica sem pulso) em poucos minutos.
Sintomas
O pneumotórax pode ser assintomático. Quando de primário e secundário é espontâneo, aparece ao repouso de forma aguda:
- Dor no peito a direita ou esquerda
- Falta de ar (dispneia) de rápida instalação.
Diagnóstico
Para o diagnóstico utiliza-se a radiografia de tórax, popular raio-x, ou tomografia computadorizada para casos que necessitem de maior investigação.
Em casos de acidente com perfuração do tórax, o diagnóstico é clínico, baseado na situação do próprio acidente e quadro clínico do doente.

Tratamento
O tratamento do pneumotórax depende de seu tamanho, gravidade, causa e quadro clínico do paciente.
Em casos leves o tratamento é de observação, uma vez que o ar presente na pleura vai sendo absorvido pelo organismo. Outra opção é a punção com seringa e agulha, que visa aspirar o ar que está na pleura, sendo utilizado em casos mais simples.
O tratamento padrão da maioria dos casos é a drenagem torácica. Trata-se de um procedimento cirúrgico em que é inserido um tubo dentro do tórax ligado a um reservatório com água, o dreno de tórax em selo d’água. O ar sai da pleura, percorre o tubo e sai borbulhando no reservatório.
Esse procedimento envolve riscos e comumente é realizado por cirurgião ou clínico pneumologista. Em situações de urgência como acidentes deve ser feito imediatamente no local, todavia em quadros estáveis o centro cirúrgico é o ambiente mais adequado, reduzindo-se o risco de infecções.
Convivendo (Prognóstico)
O pneumotórax mesmo após resolvido pode gerar sequelas, então exige acompanhamento médico regular para evitar novo episódio.
Referências
Revisado por Franco Martins, médico pneumologia - CRM: 138476/SP