Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1990), mestrado (1995) e doutorado (1998) em Medi...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Derrame Pleural?
Derrame pleural é o acúmulo anormal de líquido na cavidade pleural, espaço entre o pulmão e a pleura visceral — membrana externa que cobre o órgão. A condição pode ser classificada como transudatos ou exsudatos e seus sintomas incluem dificuldade em respirar, dor no peito e tosse.
Causas
As principais causas do derrame pleural ocorrem devido a inflamações dos tecidos do pulmão e da pleura, ocasionados por:
- Infecções como pneumonia, pancreatite, artrite reumatoide, tuberculose
- Doenças cardíacas como insuficiência cardíaca
- Doenças hepáticas como cirrose
- Doenças gastrointestinais como a pancreatite
- Doenças renais como a síndrome nefrótica e a insuficiência renal
- Coágulos no pulmão
- Sangramentos
- Lúpus
Tipos
O derrame pleural pode ser classificado das seguintes maneiras:
- Transudato (aquoso): quando não há sinais de lesão, infecção ou câncer no espaço pleural. O líquido é aquoso e transparente
- Exsudato: o líquido é rico em proteínas e possui células em decomposição ou oncológicas. Desta maneira, é viscoso e opaco
A condição também pode ser classificada de acordo com o líquido que se encontra entre as pleuras:
- Hemotórax: sangue
- Empiema: pus
- Quilotórax: líquido linfático (linfa)
- Urinotórax: urina
Saiba mais: Pleurisia: sintomas, causas e como tratar
Sintomas
Sintomas derrame pleural
Os sintomas de derrame pleural podem variar de acordo com a doença que originou o quadro. No entanto, entre os sinais comuns podemos citar:
- Dor torácica ao respirar ou tossir
- Tosse
- Falta de ar mesmo em repouso
- Fadiga
- Soluço
- Febre
Derrame pleural é grave?
Na maior parte dos casos, o derrame pleural não é grave, tendo em vista que o líquido acumulado é absorvido pelo próprio organismo.
Diagnóstico
Aspectos visuais do líquido pleural podem ser muito úteis para o diagnóstico de derrame pleural, podendo, em alguns casos, em conjunto com a avaliação clínica, já fornecer uma confirmação. Em outros casos, o médico podem solicitar exames complementares, como:
- Radiografia de tórax
- Ultrassonografia
- Tomografia computadorizada
- Dosagens de proteínas
- Desidrogenase lática (DHL)
- Citologia oncótica
- Dosagens imunológicas
- Biópsia pleural
Saiba mais: Câncer de pulmão: saiba os sintomas, os tratamentos e se tem cura
Buscando ajuda médica
Especialistas em derrame pleural
É importante que ao sentir os primeiros sintomas o paciente procure ajuda médica o mais rápido possível. Os especialistas que podem diagnosticar o quadro de derrame pleural são:
- Clínico geral
- Pneumologista
Tratamento
Tratamento para derrame pleural
Normalmente, quando não há um grande volume de líquido acumulado, o tratamento para derrame pleural não é necessário, pois o próprio organismo consegue absorver o líquido. É recomendada apenas a realização de exames periodicamente para acompanhar a evolução do quadro.
Em casos em que há um volume maior de líquido, o médico pode optar por realizar uma punção, que é feita com o paciente sedado. Exercícios e atividades respiratórias também podem ser recomendados como formas de tratamento. É importante que a doença causadora do derrame pleural seja investigada e tratada corretamente. Caso o contrário, o derrame pleural pode voltar a acontecer.