
Formada em Jornalismo pela USP e pós-graduanda pela FESPSP. Tento transformar o seu dia a dia com informações de impacto e personagens inspiradores.
iO que é Doença auto-imune?
Doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Ou seja, as células acabam agindo contra o próprio organismo.
Causas
As causas das doenças autoimunes ainda não são bem estabelecidas. De acordo com Ekaterini Simões Goudouris, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), em geral, há uma predisposição genética para o corpo combater células do próprio organismo por muitos motivos, como infecções, traumas, entre outros.
Normalmente, os glóbulos brancos (leucócitos), produzidos na medula óssea e encontrados no sangue, ajudam a proteger o corpo contra agentes invasores e nocivos, conhecidos como antígenos. São exemplos de antígenos os vírus, bactérias, toxinas, células cancerígenas, entre outros.
Os leucócitos são parte fundamental do sistema imunológico, cuja principal função é produzir anticorpos que mantenham o corpo humano protegido da ação desses antígenos, destruindo-os.
No caso das doenças autoimunes, o sistema imunológico não consegue distinguir os antígenos dos tecidos saudáveis do corpo e acaba atacando e destruindo as células normais do organismo.
Saiba mais: Esclerose múltipla: entenda a doença autoimune
Tipos
Existem mais de 80 tipos diferentes de doenças autoimunes. As mais conhecidas são:
- Lúpus
- Vitiligo
- Diabetes do tipo 1
- Esclerose múltipla
- Doença de Graves
- Hepatite autoimune
- Doença de Chron
- Psoríase
- Tireoide de Hashimoto
- Doença celíaca
- Artrite reativa
- Anemia perniciosa.
Sintomas
Cada doença autoimune vai agir conforme suas próprias características. Há aquelas que agridem apenas um órgão, como é o caso do diabetes tipo 1 (o pâncreas, no caso) ou o vitiligo (pele).
Por outro lado, há doenças autoimunes que podem atingir vários órgãos, como lúpus eritematoso sistêmico, dermatomiosite e esclerodermia.
Sinais e sintomas são característicos de algumas doenças, mas também há manifestações do organismo que são comuns de forma geral, como:
- Dores nas articulações
- Inchaço nas articulações
- Lesões de pele sem causa aparente
- Febre frequente
- Anemia crônica e muitos outros são sinais de alerta.
Diagnóstico
O médico iniciará o processo de diagnóstico por meio de um exame físico e de uma série de perguntas sobre histórico médico e familiar. Depois, solicitará a realização de alguns exames (imagem e laboratoriais). Estes variam de doença para doença, dependendo da causa específica.
Saiba mais: Você sabe impedir o desenvolvimento do vitiligo?
Possíveis testes para o diagnóstico de uma doença autoimune incluem exames de anticorpos e um hemograma completo.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com o tipo de doença autoimune que o paciente tenha. São utilizados medicamentos mais simples, como antinflamatórios não hormonais, imunomoduladores, corticoides, imunossupressores e até medicamentos injetáveis, que são anticorpos monoclonais, e medicamentos orais denominados "pequenas moléculas", para os casos mais graves.
As terapias, no entanto, possuem três objetivos distintos:
Saiba mais: Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença
- Reduzir os sintomas
- Controlar o processo autoimune
- Retomar o funcionamento normal do sistema imunológico, mantendo a capacidade natural do corpo de combater os antígenos.
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de algumas doenças autoimunes são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Tem cura?
O resultado do tratamento depende da doença. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento. Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente.
Não existe cura para a maioria das doenças autoimunes. Entretanto, é possível controlar os sintomas com uma boa resposta do tratamento indicado, dependendo da doença. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento. Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente.
Prevenção
Não há como prevenir o desenvolvimento de doenças autoimunes uma vez que elas fazem parte do organismo do paciente. A recomendação, nesse sentido, é realizar consultas e exames de rotina para identificar qualquer alteração no corpo que possa sinalizar um possível desenvolvimento da doença.
Complicações possíveis
Uma doença autoimune pode causar complicações graves, como:
- Destruição de um ou mais tipos de tecidos do corpo
- Crescimento anormal de um órgão
- Alterações na função de um órgão
Uma doença autoimune pode, também, afetar um ou mais órgãos ou tipos de tecido, principalmente:
- Vasos sanguíneos
- Tecidos conjuntivos
- Glândulas endócrinas, como a tireoide e o pâncreas
- Articulações
- Músculos
- Glóbulos vermelhos
- Pele
Referências
American Autoimmune Related Diseases Association
Ekaterini Simões Goudouris, imunologista e diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) - CRM: 494090 RJ