Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, fez Residência em Clínica Médica na Santa Casa de San...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Enterobíase?
A enterobíase, também conhecida como oxiuríase ou ascaride, é uma infecção intestinal causada pelo verme oxiúro, ou Enterobius vermicularis — sendo mais comum em crianças em idade escolar, em adultos que cuidam de crianças ou em familiares da pessoa infectada. Contudo, pessoas que têm contato anal-oral com um parceiro infectado durante o sexo também estão em risco. A infecção pode causar sintomas como coceira ao redor do ânus, irritabilidade e dores abdominais.
Causas
A enterobíase é transmitida por via fecal-oral, isto é, através da transferência de ovos do ânus para a boca de alguém — seja diretamente com a mão ou indiretamente, por meio de roupas contaminadas, roupas de cama, alimentos ou outros artigos. Assim que são ingeridos, os ovos partem para o intestino.
Os ovos se tornam infecciosos dentro de algumas horas após terem sido depositados sobre a pele em torno do ânus e podem sobreviver durante duas a três semanas na roupa, roupa de cama ou outros objetos. As pessoas são infectadas ao engolir ovos que estão nos dedos, sob as unhas, ou na roupa, roupa de cama e outros objetos contaminados. Por causa de seu pequeno tamanho, os ovos podem ser ingeridos durante a respiração.
Sintomas
Os sintomas de enterobíase podem incluir:
- Coceira na região anal ou vaginal
- Insônia
- Irritabilidade e agitação
- Dor abdominal intermitente
- Náuseas
Algumas pessoas com enterobíase não apresentam sintomas.
Diagnóstico
O diagnóstico da enterobíase é feito a partir da observação de vermes adultos ao redor do ânus, cerca de duas a três horas após o paciente adormecer. Além disso, os ovos podem ser obtidos ao encostar uma fita adesiva transparente nas pregas cutâneas que rodeiam o ânus, ao amanhecer. O especialista pode pedir que esse procedimento seja repetido vários dias consecutivos para garantir a obtenção dos ovos.
Caso o paciente apresente coceira anal, podem ser coletadas amostras de pele abaixo das unhas para análise em laboratório.
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta médica se você ou seu filho experimentar qualquer sintoma de enterobíase. É importante tentar ao máximo não coçar a área até a consulta médica para evitar a transmissão.
Os especialistas que podem diagnosticar enterobíase são:
- Clínico geral
- Infectologista
- Pediatra
Tratamento
O tratamento de enterobíase é feito a partir da administração dos remédios mebendazol, pamoato de pirantel e albendazol. As três medicações são ministradas em duas doses – uma no início do tratamento e outra duas semanas depois. A primeira dose do medicamento nem sempre irá matar todos os ovos e oxiúros. Dessa forma, a segunda dose serve para evitar uma reinfecção e matar os vermes que não foram eliminados da primeira vez.
Leia também: Remédio para verme: quando tomar, mais usados, quem precisa
Infecções reincidentes são tratadas com o mesmo método. Em casas, escolas ou creches em que há uma pessoa infectada, é recomendado que todas as pessoas recebam tratamento mesmo que não apresentem sintomas, pois isso evita a transmissão.
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
A melhor forma de prevenir a enterobíase é com uma rotina de higiene adequada para todos os membros da família, especialmente as crianças. Siga essas dicas para prevenir infecções e reinfecções por enterobíase:
- Lave as mãos com água e sabão após usar o banheiro e antes de comer ou preparar alimentos
- Troque as roupas de banho e cama frequentemente
- Mantenhas suas unhas curtas e limpas
- Desencoraje hábitos como roer as unhas em crianças
- Pessoas que estão infectadas deve tomar banho todos os dias pela manhã para retirar os ovos que estão depositados no ânus
- Pessoas infectadas devem ter a roupa de cama e banho trocada todos os dias, que deve ser lavada com água morna
- Permita que a luz solar entre nos cômodos durante o dia, uma vez que os ovos de oxiúro são sensíveis ao sol.
Complicações possíveis
A enterobíase raramente causa complicações. Em raras ocasiões, infestações graves podem causar infecções nos genitais femininos ou perda de peso acentuada.
Referências
Mayo Clinic
American Academy of Family Physicians
Centers For Disease Control And Prevention