
Restabelecer a função mastigatória, promover a saúde, garantir a longevidade dos dentes e desta forma atingir a estética...
i
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
O que é Formação atrasada ou ausente dos dentes?
A erupção dos dentes de leite inicia-se entre os 4 e 10 primeiros meses de idade do bebe. Pode acontecer, embora bem raro, que o bebe já nasça com um dente, ou que haja a erupção bem precoce em até um mês de vida. É necessário fazer o diagnostico para saber se este dente é um ‘’supranumerário’’, isto é, um dente ‘’extra’’ ou se esse dentinho faz parte da dentição normal. O dente supranumerário deve ser extraído, enquanto que o dente da serie de leite deve ser mantido.
Causas
Crianças prematuras tem um atraso relativo, pois se somássemos o tempo que faltou para o prematuro nascer, o tempo de erupção seria estatisticamente o mesmo.
Alguns estudos demonstraram que crianças que não foram amamentadas tiveram atraso na erupção dos incisivos superiores e erupção precoce nos molares superiores
Outro estudo mostrou que crianças que continuaram a ser amamentadas exclusivamente após os seis meses de idade tiveram um relativo atraso na erupção. Esse estudo concluiu que a partir do sexto mês é importante que a criança experimente uma alimentação mais solida para que o desenvolvimento da boca seja estimulado.
Saiba mais: Queda dos dentes de leite: entenda os cuidados nessa fase
Outras causas de atrasos na erupção:
- Desnutrição da mãe durante a gestação e da criança nos primeiros meses de vida
- Síndrome de Down
- Síndrome de Tuner
- Displasia cleidocraniana
- Hipotireoidismo
- Hipoparatireodismo
A ausência de dentes (agenesia) na primeira dentição é mais rara do que em dentes permanentes. A causa que explica melhor a agenesia é a mutação genética, e estão relacionadas a adaptação e evolução humana.
Na dentição permanente, o dente ausente mais comum é o terceiro molar (dente do siso), depois o incisivo lateral superior e o segundo pré-molar superior.
Quando ocorre agenesia de um dente permanente, o dente de leite correspondente fica retido e demora muito mais para cair, podendo ficar na boca até a vida adulta.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo pediatra e pelo dentista baseado no exame clínico da criança, boca, gengivas, radiografias, histórico familiar.
Buscando ajuda médica
É importante ter um pediatra e um dentista para acompanhar o desenvolvimento da criança e a idade em que acontecem a erupção e esfoliação dental, pois as alterações podem indicar alguma anomalia.
Saiba mais: 11 atitudes que facilitam a consulta médica
Cuidados
Encontrada a causa, o médico ou o dentista ira propor o tratamento específico. Outras vezes não será necessário fazer nada, apenas respeitar o tempo biológico da criança.
Referências
Eliana Avelãs, odontóloga da Universidade de São Paulo e especialista do Portal Minha Vida