Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1987), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitári...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Gripe aviária?
A gripe aviária, também conhecida como gripe do frango, é um tipo de gripe transmitida por aves e causada pelo vírus Influenza A. Ela raramente acomete humanos e a transmissão acontece através do contato com animais doentes, causando sintomas como dor de garganta, febre alta e mal-estar geral.
Apesar de apresentar alguns sinais parecidos com o da gripe comum, ao infectar pessoas, a gripe aviária pode causar sérios problemas de saúde, podendo levar a um quadro de pneumonia e, eventualmente, à morte. Além das aves, a doença pode acometer, também, mamíferos.
Saiba mais: Por que a gripe causa dor no corpo?
Gripe aviária no Brasil
Até agosto de 2023, 79 casos de gripe aviária no Brasil foram confirmados, sendo 13 apenas em São Paulo, mas também foram registrados casos em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Sergipe e Pará.
Esses estados declarara emergência zoossanitária. A medida visa evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana. Até o momento, não há casos confirmados em humanos.
Gripe aviária no mundo
A doença surgiu inicialmente em 1997, quando uma epidemia de gripe se alastrou pela população de frangos de Hong Kong e um homem morreu após ser infectado pelo vírus transmissor da doença. Na época, cerca de um milhão e meio de aves foram mortas em Hong Kong para evitar a disseminação da doença.
Já em 2003, surgiram novos casos da doença, na Coreia do Sul, onde também milhões de aves foram sacrificadas. Apesar dos esforços, a doença acometeu alguns criadores de frangos coreanos.
Atualmente, a gripe aviária voltou a preocupar devido ao crescente número de casos desde 2021 - já foram mais de 42 milhões de casos de infecção em aves. Milhões de animais foram sacrificados ou morreram devido ao vírus influenza A em países como Rússia, Espanha e Estados Unidos. Na América do Sul, já foram notificados focos da doença na Argentina, na Bolívia, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no Equador, no Uruguai, no Peru e na Venezuela.
Leia mais: Conheça alguns dos sintomas mais comuns da gripe
Além disso, foram confirmados casos em humanos no Chile e no Equador. “Esses casos, em geral, têm sido de pessoas que reportaram algum contato com aves mortas, ou, eventualmente, no caso do Chile, uma possível transmissão ambiental, porque houve casos tanto em aves quanto em animais marinhos”, explica Nancy Ballei, professora do curso de Infectologia da Unifesp e infectologista membro da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI).
Causas
A gripe aviária é causada por uma mutação do vírus Influenza A, transmissor da gripe, o H5N1. Outras variações do vírus, como H7N7, H7N9 e H9N2, também já infectaram humanos.
Como a gripe aviária é transmitida?
A gripe aviária pode ser transmitida de aves para humanos através das gotículas respiratórias, apesar de ser raro. Essa transmissão acontece pelo contato direto de pessoas com as aves infectadas, sejam elas vivas ou mortas. O contágio não acontece pelo consumo da carne ou de ovos.
“Todos os casos já relatados de gripe aviária, desde 20 anos até hoje, foram de pessoas que manipularam aves contaminadas ou aspiraram fezes em aerosol de aves contaminadas”, explica Nancy. “Não se considera a possibilidade de se contaminar através do consumo de carne de aves, embora haja a recomendação de cozinhar e assar todo material vindo de aves, principalmente as que são de criação doméstica”, acrescenta.
Leia mais: Gripe H3N2: o que é, sintomas, tratamentos e tem cura?
Vale ressaltar ainda que, além de aves, a doença pode ser transmitida para outros mamíferos. O Ministério da Agricultura orienta que o serviço veterinário local ou o e-Sisbravet. seja notificado ao notar aves doentes.
“É importante ressaltar que, até o momento, não há transmissão inter-humana (entre duas pessoas) relevante. Pouquíssimos casos, nesses últimos 20 anos, foram de transmissão em situação familiar e nunca foi biologicamente documentado, com sequenciamento viral, que houve uma transmissão entre humanos”, afirma a professora de Infectologia.
Sintomas
Sintomas de gripe aviária
Os principais sintomas de gripe aviária em humanos costumam surgir dentro de dois a oito dias após a infecção. Na maioria dos casos, estes sintomas se assemelham aos da gripe convencional, incluindo:
- Tosse
- Febre
- Garganta inflamada
- Dor muscular
- Dor de cabeça
- Falta de ar
Algumas pessoas também sentem náusea e vômitos ou diarreia. E em alguns casos, pode haver também conjuntivite.
Diagnóstico
O diagnóstico de gripe aviária pode ser feito por meio da avaliação do histórico clínico do paciente, além de testes de laboratório. As amostras de fluidos do nariz ou da garganta podem ser testadas para detectar a presença dos vírus causadores da gripe aviária. Essas amostras devem ser tomadas nos primeiros dias após o surgimento dos sintomas.
“Sempre que um indivíduo tiver contato, nas regiões costeiras ou em parques, com uma ave, principalmente do tipo selvagem ou migratória, que apareça morta ou morra rapidamente em 24 horas, esse indivíduo deve ser avaliado”, afirma Nancy. “O diagnóstico é feito em laboratórios de referência nacional, por biologia molecular. Primeiro, é testado para influenza sazonal e se, aparentemente, não é influenza, é feito um segundo teste para confirmar que se trata de influenza H5N1”, acrescenta.
Em alguns casos, podem ser solicitados exames de imagem, como o raio X, para avaliar a condição dos pulmões e determinar as melhores opções de tratamento.
Buscando ajuda médica
Até julho de 2023, 33 casos foram notificados em aves no Brasil e não houve, até então, nenhum caso reportado em humanos. Apesar disso, vale ficar atento aos sintomas para marcar uma consulta com um médico, caso haja suspeita de infecção pelo vírus da influenza A. Entre as especialidades que podem diagnosticar a gripe aviária estão:
- Clínico geral
- Infectologista
Tratamento
Tratamento para gripe aviária
O tratamento para gripe aviária consiste no uso de medicamentos para aliviar os sintomas. É o caso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas. Em alguns casos, remédios antivirais também podem ser receitados. Entre os medicamentos usados no tratamento estão:
- Baloxavir
- Oseltamivir
- Zanamivir
Saiba mais: Gripe: você sabe o que é mito ou verdade?
Tem cura?
Sim, a gripe aviária tem cura. Os sintomas podem desaparecer com o tratamento adequado e o uso de medicamentos. No entanto, a doença pode ser fatal se não identificada rapidamente e tratada corretamente.
Prevenção
Ainda não existem vacinas para gripe aviária disponíveis para a população, porém alguns países já estão desenvolvendo o imunizante. No Brasil, por exemplo, pesquisadores do Instituto Butantan iniciaram os estudos para criar uma vacina para humanos que seja capaz de proteger contra a influenza A e suas variantes.
A única forma atual de conter o contágio e uma possível epidemia é através da vacinação de aves. Alguns países, como China e França, já estão imunizando galinhas. Outras nações, como Estados Unidos, Argentina e Uruguai pretendem começar a vacinação em breve.
“Outra recomendação é que nunca se manipule uma ave em geral. Não se deve manipular aves migratórias ou selvagens que aparecem mortas em regiões costeiras ou nos campos. Trabalhadores ou criadores devem imediatamente entrar em contato com a rede municipal de zoonoses ou, eventualmente, com a rede de saúde para tomar as providências necessárias que já foram estabelecidas via Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura”, afirma Nancy.
Complicações possíveis
Pessoas com gripe aviária podem desenvolver complicações de saúde sérias, que podem colocar suas vidas em risco. Veja:
- Pneumonia
- Colapso pulmonar
- Insuficiência respiratória
- Insuficiência renal crônica
- Problemas de coração