Médico Especialista em Endoscopia Digestiva, Coloproctologia e Gastroenterologia. Membro titular das Sociedades Brasilei...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Tenesmo?
O tenesmo retal consiste na vontade constante de defecar sem que haja eliminação de fezes. Também provoca a sensação de evacuação incompleta, que pode estar acompanhada de sintomas como dor e cólica abdominal. Normalmente, o problema também está acompanhado de sintomas de ansiedade.
Causas
O tenesmo pode ser causado por diversos fatores, como:
- Síndrome do Intestino Irritável
- Doença inflamatória intestinal, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn
- Retite actínica (radiação)
- Tumores, como câncer do reto
- Infecções sexualmente transmissíveis
- Doença diverticular
- Prolapso hemorroidário
- Disfunção do assoalho pélvico
- Procedimentos cirúrgicos, como colostomia ou ileostomia
Sintomas
Os principais sintomas de tenesmo são:
- Sensação de constante necessidade de evacuar
- Sensação de evacuação incompleta
- Dor e cólica abdominal
- Dor no reto
Dependendo da causa do tenesmo, o paciente também pode apresentar outros sintomas, como febre, perda de apetite, náuseas e vômitos e a presença de sangue nas fezes.
Leia também: 12 sensações que pessoas com ansiedade sentem com frequência
Diagnóstico
Para se chegar ao diagnóstico das causas de tenesmo, inicialmente é realizada a anamnese e o exame físico, incluindo o toque retal. Exames com maior especificidade são os endoscópicos, como a colonoscopia e a retossigmoidoscopia. A partir dessa avaliação, outros exames podem ser requisitados de acordo com as suspeitas clínicas.
Buscando ajuda médica
Como há diversas doenças relevantes que podem causar tenesmo, sempre é importante buscar ajuda médica, especialmente quando há outros sintomas, como febre, náuseas e vômitos e sangue nas fezes.
Saiba mais: Buscar pronto-socorro em vez de marcar consulta médica pode retardar o diagnóstico de doenças
Tratamento
Vontade constante de evacuar: o que fazer?
O tratamento de tenesmo pode variar de acordo com a causa do problema. Quadros de inflamação podem exigir o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, além de analgésicos para a dor. Quadros associados a infecções podem ser tratados com a administração de medicamentos antibióticos ou antiparasitários, dependendo da indicação médica.
É importante destacar que problemas mais sérios, como a doença de Crohn, exigem um tratamento mais específico com um especialista.
Cuidados
Além do tratamento medicamentoso, é indispensável que o paciente adote hábitos mais saudáveis de vida, o que inclui alimentação rica em fibras, consumo de bastante água e prática regular de atividades físicas. Isso pode contribuir para o bom funcionamento do intestino e o aumento da qualidade de vida da pessoa.
Referências
Manual MSD