"Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde".Há mais de 10 anos de formada,...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Extração de dente?
A extração de dente, também chamada de exodontia, é uma cirurgia para a remoção de um ou mais dentes. O procedimento é recomendado em casos de cáries, infecções dentárias profundas, nascimento do dente do siso ou por problemas ortodônticos que impactam o alinhamento dos dentes e da mordida.
Quando a extração de dente é indicada?
De acordo com Bruna Conde, cirurgiã dentista e especialista em halitose, a extração de dente pode ser necessária em casos como:
- Cáries profundas
- Infecções dentárias, como abscesso dentário
- Doenças periodontais, como periodontite e gengivite
- Dente quebrado
- Dente supranumerário
- Dentes do siso
- Problemas ortodônticos, como dentes tortos, mordida cruzada, aberta ou profunda e espaçamento excessiva entre os dentes
- Complicações de outras condições: casos de pessoas com diabetes não controlada e pacientes imunossuprimidos podem estar suscetíveis a infecções que levem à extração de dentes
Quando a extração do dente de leite é recomendada?
Apesar de cair naturalmente, o dente de leite pode ser extraído de forma cirúrgica em casos específicos. A especialista informa que, em quadros em que o dente permanente cresce mesmo sem que o dente de leite tenha amolecido ou em casos de cárie profunda, que impossibilite o tratamento endodôntico, a extração pode ser indicada.
“Sempre precisamos avaliar cada caso de forma individual, pois as indicações são personalizadas”, afirma Bruna.
Saiba mais: Dentes com formatos anormais: tratamentos e causas
Considerações
Preparo para a extração de dente
Os cuidados são diferentes de acordo com o objetivo da extração e a situação do paciente. De maneira geral, o dentista pode fazer uma avaliação geral do quadro e solicitar exames, como radiografias, para o preparo do procedimento.
O uso de anti-inflamatórios ou antibióticos pode ser prescrito para alguns casos. No dia da extração, é importante que o paciente se alimente corretamente e evite fumar e consumir bebidas alcoólicas.
Como é feita a extração de dente?
Para o procedimento, é aplicada anestesia local na região da boca onde o dente será extraído. O profissional utiliza uma ferramenta semelhante a uma alavanca para descolar o dente do osso e extrai o dente com o auxílio de um fórceps dentário. O local é fechado com pontos cirúrgicos.
Cuidados após a extração de dente
Após o procedimento, o dentista poderá prescrever medicamentos para o pós-operatório, que irão ajudar no combate de inflamações ou infecções. Outros cuidados indicados são:
- Faça repouso
- Não fume ou consuma bebida alcoólica durante a recuperação
- Evite consumir bebidas e alimentos quentes
- Consuma alimentos pastosos e líquidos
- Evite consumir alimentos crocantes, que possam machucar a área onde o dente foi extraído ou danificar os pontos
- Faça compressa de água fria na face para reduzir as chances de infecção
Saiba mais: Extração de dente: saiba o que comer e o que evitar
Como higienizar a boca após extração de dente?
A limpeza bucal é muito importante para evitar complicações pós-procedimento. A higiene deve ser mantida como de costume nos dentes que não foram afetados. Já a região da extração deve ser higienizada da seguinte forma:
- Não passe a escova de dente no local da extração
- Faça a escovação de forma suave
- Reduza a quantidade de creme dental utilizado para evitar bochechos excessivos
- Evite fazer bochechos fortes, deixe o líquido percorrer a boca
- Creme dental e enxaguante bucal podem ser prescritos
Quantos dias de repouso são necessários após a extração de dente?
O período de repouso após a extração de dente será indicado pelo dentista que realizou o procedimento. De forma geral, são recomendadas entre 24 horas a 48 horas de repouso para uma recuperação bem-sucedida.