
Restabelecer a função mastigatória, promover a saúde, garantir a longevidade dos dentes e desta forma atingir a estética...
i
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
O que é Abscesso dentário?
Um abscesso dentário é o acúmulo de pus devido a uma infecção bacteriana. O abscesso pode ocorrer em diferentes regiões do dente por razões diferentes. Um abcesso periapical, por exemplo, ocorre na ponta da raiz dentária, enquanto que um periodontal ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente.
Saiba mais: Dor de dente: o que fazer?
Causas
O abcesso dentário acontece quando uma infecção bacteriana se instala em alguma cavidade entre a gengiva e os ossos da face ou pescoço. Um dente infeccionado que não recebe tratamento apropriado pode formar um abcesso. Outras causas são:
- Inflamação na gengiva (gengivite)
- Cárie.
Tipos
Um abscesso dentário pode ocorrer em diferentes regiões da boca e por diversas razões. De acordo com João Paulo Tanganeli, cirurgião dentista do Instituto Tanganeli, há três tipos de abscessos dentários:
- Abscesso pericoronário: quando o dente está nascendo ou nasceu parcialmente e a gengiva ainda está cobrindo parte dele. Se acontecer uma contaminação ali, pode haver o surgimento de um abscesso.
- Abscesso periodontal: quando a infecção ocorre nas gengivas junto à raiz de um dente, como quando um pedaço de alimento fica preso e não é devidamente removido na escovação.
- Abscesso periapical: ocorre na ponta da raiz dentária, geralmente provocado por uma cárie não tratada ou uma infiltração bacteriana em um tratamento prévio de cárie.
Sintomas
Os sinais mais comuns de abscesso dentário são:
- Dor de dente
- Vermelhidão na área afetada
- Sensibilidade ao toque
- Drenagem de pus
- Dificuldade de abrir a boca ou mastigar
- Gânglios do pescoço inchados
- Dente escurecido.
Um abscesso dentário em estágio avançado também pode evoluir para osteomielite. A osteomielite é uma infecção no osso causada pela bactéria que se encontra presente no abscesso dentário e que se espalha através da corrente sanguínea. Entre os sintomas deste problema estão:
- Náusea
- Vômito
- Febre
- Calafrios
- Diarreia.
Diagnóstico
É possível diagnosticar um abcesso dentário apenas com um exame físico. Entretanto, pode ser necessário fazer um raio-x do dente para verificar se não há infecções em outras áreas da boca que ainda não formaram abcessos.
Fatores de risco
Entre os fatores mais associados ao surgimento de abcesso estão:
- Falta de higiene oral
- Dieta rica em açúcar.
Buscando ajuda médica
Se você tem um abcesso dentário, marque uma consulta com dentista. Se a infecção começar a ficar dolorosa a ponto de ser insuportável, será necessário fazer uma drenagem.
Saiba mais: Como escovar os dentes
Se você tiver sintomas como febre, calafrios, vômito ou diarreia por conta do abcesso, marque uma consulta médica.
Tratamento
Incisão e drenagem do abcesso
O dentista poderá fazer um pequeno corte no abcesso, retirar o pus e higienizar a área com uma solução salina.
Tratamento de canal
Este procedimento pode ajudar a eliminar a infecção e salvar o seu dente. Para isso, o dentista remove o tecido doente central (polpa) usando uma broca e drena o abscesso. Ele ou ela, em seguida, veda a cavidade e canais radiculares do dente. Também é colocada uma coroa no dente para aumentar sua rigidez, especialmente se forem molares. Se você cuidar de seu dente restaurado corretamente, pode durar uma vida.
Extrair o dente afetado
Se o dente não puder ser salvo, deverá ser feita uma extração seguida de drenagem do dente.
Saiba mais: Os dentes do siso devem ser removidos?
Antibióticos
Se a infecção é limitada à área do abscesso, você pode não precisar de antibióticos. Mas, se a infecção se espalhou para os dentes vizinhos, mandíbula ou outras áreas, provavelmente será necessário prescrever antibióticos para impedir que se espalhe ainda mais.
Saiba mais: Remédios caseiros funcionam para dor de dente? Entenda!
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são:
- Amoxicilina + Clavulanato de Potássio
- Clindamicina
- Flanax
- Novamox 2x
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Prevenção
Cuide bem da sua saúde bucal e evite infecções com alguns cuidados:
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia
- Use fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes da última escovação diária
- Troque a escova de dentes pelo menos uma vez a cada três ou quatro meses
- Evite alimentos ricos em açúcar
- Faça visitas regulares ao dentista.
Não se automedique. Procure assistência médica ou odontológica sempre que surgirem lesões na pele ou na boca que custam a cicatrizar.
Complicações possíveis
O abcesso dentário não se cura sem tratamento. Se ele se rompe, a dor pode diminuir significativamente – mas isso não quer dizer que o tratamento deve ser dispensado. Se o abcesso não é drenado, a infecção pode se espalhar para outras partes da sua boca, podendo inclusive afetar outras partes do seu corpo.
Se você tem um sistema imunitário comprometido, as chances de complicações são ainda maiores.
Referências
American Dental Association
João Paulo Tanganeli (CRO-SP 27786), cirurgião dentista do Instituto Tanganeli