Conheça oito exercícios que combatem a hipercifose

Corcunda nas costas pede fortalecimento dos músculos e alongamento do peito

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 28/09/2011

Muitas pessoas sofrem com a "corcundez", também chamada por muitos de cifose. Mas a verdade é que, quando a coluna sofre essa deformidade, o nome dado é hipercifose, ou cifose dorsal aumentada. Isso porque a cifose dorsal é uma curvatura normal da coluna, e só quando é aumentada - o que acontece quando os ombros são projetados para frente, curvando o corpo -, pode ser considerada um problema.

Para resolvê-la, é possível recorrer à RPG (Reeducação Postural Global) ou até mesmo a alguns exercícios da academia. O que não é aconselhável, alerta o fisiatra Marco Franzoi, da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABRR), é exagerar na carga de peso, nem ficar muito tempo na mesma posição - como acontece, por exemplo, com pessoas que trabalham em frente a um computador.

Confira os exercícios que ajudam a endireitar a coluna e combater a hipercifose. 

Exercícios aeróbicos em geral

Uma das consequências da hipercifose é a respiração inadequada. O fisiatra Marco Franzoi explica que a capacidade respiratória dos portadores dessa anomalia é menor, já que o pulmão não se expande adequadamente durante a respiração por causa dos ombros projetados para frente. Os exercícios aeróbicos podem ajudar a combater essa dificuldade, pois aumentam a capacidade respiratória do indivíduo, o que leva a uma melhoria na postura. Como a gama de exercícios é vasta, é importante escolher um de seu agrado. Entre eles, Franzoi destaca a caminhada, bicicleta e natação. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não