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Fascite plantar: alongamentos simples ajudam a tratar esta dor

Entenda o problema que acomete a sola dos pés e como trabalhar a região

Se você já sentiu dor na sola dos pés próximo a região do calcanhar principalmente no período da manhã isso pode ser devido a uma doença denominada fascite plantar. A fascia plantar é uma membrana de tecido conjuntivo, que vai desde o calcanhar até a base dos dedos dos pé. Na fascite há uma inflamação desta membrana, por isso a dor na sola dos pés e calcanhar.

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As pessoas se preocupam em trabalhar o corpo, mas acabam negligenciando o trabalho de quem nos permite o deslocamento: os pés! Nas academias seria fundamental um trabalho para essa região, afinal é por meio dela que a maior parte dos movimentos e alinhamento corporal começa.

As causas da Fascite plantar são inúmeras: sobrepeso, atividades físicas intensas, sedentarismo, sapados inadequados, exageros na prática esportiva e o desalinhamento corporal principalmente na região do quadril, onde os pés são afetados também.

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As causas da Fascite plantar são inúmeras: sobrepeso, atividades físicas intensas, sedentarismo, sapados inadequados, exageros na prática esportiva e o desalinhamento corporal principalmente na região do quadril, onde os pés são afetados também.

A aplicação de gelo é a mesma coisa, ajuda bastante, mas desde que a conduta acima esteja sendo conduzida.

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Alongamento para fascite plantar

Alguns exercícios com bolinha de tênis beneficiam a região colaborando para um pé mais estruturado! Esses exercícios podem ser feitos diariamente em ambos os pés, não apenas no afetado.

Inicie massageando os pés com a bolinha, deixe ela deslizar por toda a sola do pé. Realize em cima de um tapete para a bolinha não escapar. Em seguida siga para os exercícios abaixo, em cada um deles mantenha por 1 a 2 minutos em cada pé, podendo repetir por 2 a 3 vezes:

Alongamento para fascite plantar 1 - Foto: Arquivo pessoal
Alongamento para fascite plantar 1 - Foto: Arquivo pessoal

Alongamento 1: Pressione a bolinha com a parte do antepé (próxima aos dedos) mantenha o calcanhar no chão e flexione um pouco o joelho para o tornozelo também ser ativado.

Alongamento para fascite plantar 1 - Foto: Arquivo pessoal2
Alongamento para fascite plantar 1 - Foto: Arquivo pessoal2

Alongamento 2: Pressione a bolinha na região do mediopé (meio da sola do pé)

Alongamento para fascite plantar 3 - Foto: Arquivo pessoal
Alongamento para fascite plantar 3 - Foto: Arquivo pessoal

Alongamento 3: Pressione a bolinha no calcanhar com os dedos apoiados no chão e o joelho flexionado.

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