Jiu-Jitsu diminui o estresse e melhora a coordenação motora

Arte marcial também trabalha o corpo de forma completa e ajuda na perda de peso

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial baseada no uso do corpo como alavanca e no aproveitamento da força do adversário. Ele tem raízes na China e Índia, mas foi desenvolvido no Japão.

PUBLICIDADE

Esta arte marcial chegou no Brasil em 1914, trazida pelo japonês Mitsuyo Maeda, também conhecido como Conde Koma. Ele ensinou o Jiu-Jitsu a Carlos Gracie. Com o tempo, a família Gracie foi adaptando esta arte marcial e a transformou no Brazilian Jiu-Jitsu, que é atualmente é a modalidade do Jiu-Jitsu mais praticada no mundo.

O Jiu-Jitsu tradicional é praticado em pouquíssimos lugares do mundo e é dividido em subestilos, sendo que alguns envolviam apenas torções, já outros somente quedas, etc. Já Brazilian Jiu-Jitsu abraça todas essas técnicas. Graças à família Gracie, o Brasil também se tornou o país referência do Jiu-Jitsu.


O Jiu-Jitsu é a única luta fundamental para qualquer participante de Artes Marciais Mistas, o MMA. Apesar de existirem diversos campeonatos de Jiu-Jitsu, ele não é um esporte olímpico.

Durante um tempo o Jiu-Jitsu teve seu nome relacionado à brigas de rua. Porém, isto nada tem a ver com o que esta arte marcial prega. Jiu-Jitsu é um esporte de defesa e raciocínio e que permite que pessoas mais fracas e menores possam praticar a autodefesa. Além disso, ele ajuda a reduzir o estresse e manter a calma, verdadeiros praticantes do Jiu-Jitsu não se envolvem em brigas de rua e outros atos violentos do tipo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Técnicas

No Jiu-Jitsu são utilizados: golpes traumáticos, joelhadas, estrangulamentos, chaves em articulações (em que a articulação é forçada contra seu movimento natural), torções, pinçamentos (ato de pressionar locais sensíveis), imobilização e quedas.

Nas competições esportivas de Jiu-Jitsu golpes traumáticos, como socos e chutes, são proibidos e algumas quedas também. Nestas competições, o tempo de luta varia de acordo com a faixa dos atletas, podendo ir de 5 a 10 minutos e o vencedor é decidido por meio de pontuações ou a luta pode acabar antes se um dos competidores desistir.

Uniforme e equipamentos

O Jiu-Jitsu geralmente é praticado com o quimono, algumas escolas também optam por uma camisa de elastano por baixo do quimono para proteger a pele. Ele ainda pode ser praticado apenas com uma bermuda. Não são utilizando equipamentos.

Graduação

FaixaAnos necessários de permanênciaIdade mínimaGraus
Branca Não háNão háFaixa lisa + 4
Azul2 anos 16 anosFaixa lisa + 4
RoxaUm ano e meio 16 anosFaixa lisa + 4
MarromUm ano18 anosFaixa lisa + 4
Preta 31 anos 19 anosFaixa lisa + 6
Vermelha e preta 7 anos50 anosÉ o 7º grau da faixa-preta
Vermelha e branca 10 anos57 anosÉ o 8º grau da faixa-preta
VermelhaIndefinido67 anos9º e 10º graus da faixa-preta

Fonte: International Brazilian Jiu-Jitsu Federation

Até a faixa-marrom a adoção do sistema para transição de graus fica a critério de cada professor. Da faixa-preta em diante é obrigatória a adoção do sistema de graus definidos pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation. O 10º grau (faixa-vermelha) só pertenceu aos irmãos Gracie Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Helio, que foram pioneiros do Jiu-Jitsu.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Benefícios

Ajuda a emagrecer: Uma sessão de Jiu-Jitsu pode queimar até 1200 calorias em uma hora. Por isso, esta arte marcial pode contribuir para a perda de peso.

Reduz o estresse: O Jiu-Jitsu é uma ótima válvula de escape e por isso ajuda a controlar o estresse. Uma pesquisa do USF College of Public Health, dos Estados Unidos, concluiu que a pratica do Jiu-Jitsu ajuda a reduzir o Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Trabalha o corpo de forma completa: Por envolver momentos de musculação e trabalhar resistência, potência e força pura, o Jiu-Jitsu é uma atividade muito completa e que por isso proporciona uma série de benefícios físicos, como melhora do sistema cardiorrespiratório. Além disso, ele também irá ajudar a deixar o corpo mais definido.

Melhora a coordenação motora: Como o Jiu-Jitsu trabalha a lateralidade, capacidade de trabalhar os dois lados do corpo, ele desperta os sentidos de defesa e ataque. Com isso, os reflexos se tornam mais rápidos.

Cuidados ao realizar

É importante praticar o Jiu-Jitsu em uma academia confederada e federada, para saber isto basta entrar nos sites da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu ou da Federação de Jiu-Jitsu de seu estado e checar se a academia está inscrita lá. Além disso, é importante praticar a arte marcial com a supervisão de um professor e respeitar os seus limites. Também é importante consultar um médico antes de ir a uma academia de Jiu-Jitsu a fim de saber se está com condições de saúde para praticar a arte marcial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Como são as aulas

Isto depende um pouco de cada escola de Jiu-Jitsu. Geralmente, ocorrem duas aulas por semana, sendo que cada uma delas têm em torno de 60 minutos e para os alunos mais avançados tem mais uma sessão de 30 a 60 minutos.

Indicações

A única limitação para a prática do Jiu-Jitsu é a saúde. É essencial que a pessoa esteja saudável e tenha a autorização de um médico para praticar esta arte marcial.

Riscos ao praticar o Jiu-Jitsu

As lesões mais comuns que ocorrem no Jiut-Jitsu são nas articulações. Também podem ocorrer lesões musculares.

Exercícios complementares

É indicado, especialmente para quem pretende se tornar um atleta de Jiu-Jitsu, complementar esta arte marcial com musculação, com um treinamento funcional ou com um aeróbico, como natação, corrida entre outros, para melhorar seu desempenho de forma geral.

Fontes consultadas

Carlos Alberto Liberi, professor de Jiu-Jitsu da Gracie Barra, faixa preta sexto grau.

International Brazilian Jiu-Jitsu Federation

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)