Co-Pressotec (comprimido)

Princípios ativos: maleato de enalapril, hidroclorotiazida

False True

Este texto foi extraído manualmente. Consulte sempre a bula original

Apresentação

Apresentação de Co-Pressotec

Uso Oral
Uso Adulto

Laboratório: Teuto

Comprimido 10mg + 25mg

Embalagem contendo 30 comprimidos.

Comprimido 20mg + 12,5mg

Embalagem contendo 30 comprimidos. 

Composição

Composição de Co-Pressotec

Cada comprimido de 10mg + 25mg contém:

maleato de enalapril................10mg

hidroclorotiazida.................25mg

Excipiente q.s.p.................1 comprimido

Excipientes: álcool etílico, amido, bicarbonato de sódio, corante óxido de ferro vermelho, estearato de magnésio, povidona, lactose, crospovidona,croscarmelose sódica e dióxido de silício. 

Cada comprimido de 20mg + 12,5mg contém:

maleato de enalapril...................20mg

hidroclorotiazida................12,5mg

Excipiente q.s.p...............1 comprimido

Excipientes: álcool etílico, amido, bicarbonato de sódio, corante óxido de ferro amarelo, corante óxido de ferro vermelho, estearato de magnésio, povidona, lactose, crospovidona, croscarmelose sódica e dióxido de silício.

1. Para que este medicamento é indicado?

Para que serve Co-Pressotec

Co-Pressotec é indicado para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) em pacientes nos quais a terapêutica combinada é apropriada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

2. Como este medicamento funciona?

Ação esperada de Co-Pressotec

O componente enalapril de Co-Pressotec ® é um medicamento que pertence ao grupo dos medicamentos (fármacos) denominados inibidores da enzima conversora de angiotensina (inibidores da ECA). O componente hidroclorotiazida de Co-Pressotec é um medicamento que pertence ao grupo de fármacos denominados diuréticos (auxiliam a eliminar a urina). 

O componente enalapril de Co-Pressotec age dilatando os vasos sangüíneos para ajudar o coração a bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade. O componente hidroclorotiazida de Co-Pressotec® age fazendo com que os seus rins eliminem maior volume de água e de sal. Juntos, o enalapril e a hidroclorotiazida ajudam a reduzir a pressão alta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

3. Quando não devo usar este medicamento?

Contraindicações e riscos de Co-Pressotec

VOCÊ NÃO DEVE TOMAR CO-PRESSOTEC SE FOR ALÉRGICO A QUALQUER UM DE SEUS COMPONENTES; FOI TRATADO COM MEDICAMENTOS DO MESMO GRUPO DE CO­PRESSOTEC, O GRUPO DOS INIBIDORES DA ECA E APRESENTOU REAÇÕES ALÉRGICAS, COMO INCHAÇO DA FACE, DOS LÁBIOS, DA LÍNGUA E/OU DA GARGANTA, COM DIFICULDADE PARA ENGOLIR OU RESPIRAR. VOCÊ NÃO DEVE TOMAR CO-PRESSOTEC® SE TIVER APRESENTADO ALGUMAS DESSAS REAÇÕES ALÉRGICAS SEM CAUSA CONHECIDA OU TIVER NASCIDO COM ESSE TIPO DE ALERGIA; FOR ALÉRGICO A DERIVADOS DAS SULFONAMIDAS (PERGUNTE A SEU MÉDICO O QUE SÃO MEDICAMENTOS DERIVADOS DAS SULFONAMIDAS); NÃO ESTIVER URINANDO.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

4. O que devo saber antes de usar este medicamento?

Precauções e advertências de Co-Pressotec

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: INFORME AO SEU MÉDICO SOBRE QUAISQUER PROBLEMAS DE SAÚDE QUE ESTEJA APRESENTANDO OU TENHAAPRESENTADO E SOBRE QUAISQUER TIPOS DE ALERGIAS.

INFORME AO SEU MÉDICO SE TIVER QUALQUER TIPO DE DOENÇACARDÍACA, PROBLEMAS DO FÍGADO OU DOS RINS, GOTA, SE ESTIVER SENDO SUBMETIDO À HEMODIÁLISE OU SENDO TRATADO COM DIURÉTICOS. TAMBÉM INFORME SE ESTIVER FAZENDO DIETA COM DIMUIÇÃO (RESTRIÇÃO) DE SAL, TOMANDO SUPLEMENTOS DE POTÁSSIO, AGENTES POUPADORES DE POTÁSSIO OU SUBSTITUTOS DO SAL DA DIETA QUE CONTÊM POTÁSSIO OU SE TIVER APRESENTADO RECENTEMENTE EPISÓDIOS DE VÔMITO OU DIARRÉIA EXCESSIVOS. NESSES CASOS, PODE SER QUE SEU MÉDICO PRECISE AJUSTAR ADOSE DE CO-PRESSOTEC. INFORME AO SEU MÉDICO SE FOR DIABÉTICO, POIS O USO DE DIURÉTICOS, COMO AS TIAZIDAS, PODE REQUERER QUE A DOSE DOS MEDICAMENTOS PARAO DIABETES, INCLUSIVE DAINSULINA, SEJAM AJUSTADAS.

INFORME AO SEU MÉDICO SE JÁ APRESENTOU REAÇÃO ALÉRGICA, COMO INCHAÇO DA FACE, DOS LÁBIOS, DA LÍNGUA E/OU GARGANTA, COM DIFICULDADE PARAENGOLIR OU RESPIRAR. 

INFORME AO SEU MÉDICO SE TIVER PRESSÃO BAIXA (VOCÊ PODE PERCEBER ISSO SE JÁ SENTIU TONTURAS OU DESMAIOS, PRINCIPALMENTE EM REPOUSO).

ANTES DE CIRURGIA E ANESTESIA (MESMO NO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO), DIGA AO MÉDICO OU AO DENTISTA QUE ESTÁ TOMANDO CO-PRESSOTEC , POIS PODE OCORRER QUEDA REPENTINA D APRESSÃO ARTERIAL ASSOCIADA À ANESTESIA.

AS RESPOSTAS AO MEDICAMENTO PODEM VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA. ALGUNS EFEITOS DESAGRADÁVEIS (ADVERSOS) RELATADOS COM O USO DE CO-PRESSOTEC® PODEM AFETAR A HABILIDADE DE ALGUNS PACIENTES DE DIRIGIR OU OPERAR MÁQUINAS.

Co-Pressotec é contra-indicado na faixa etária pediátrica.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Interações medicamentosas de Co-Pressotec

Em geral, Co-Pressotec pode ser tomado com outros medicamentos. No entanto, é importante informar ao seu médico ou dentista os outros medicamentos que estiver tomando, incluindo os que são vendidos sem receita, pois alguns medicamentos podem afetar a ação dos outros. Para receitar a dose correta de Co-Pressotec , é muito importante para o seu médico saber se você está tomando outros medicamentos para controlar a pressão, diuréticos, medicamentos que contenham potássio (incluindo substitutos do sal da dieta), lítio (medicamento utilizado para tratar um tipo de depressão) ou certos medicamentos para dor em geral e dor nas articulações.

Uso de Co-Pressotec na gravidez e amamentação

O uso de Co-Pressotec ® pormulheres grávidas não é recomendado. Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), incluindo Co-Pressotec , podem prejudicar o desenvolvimento e causar morte do feto se for tomado depois de três meses de gravidez. Ainda não se sabe se o uso de Co-Pressotec® apenas nos primeiros três meses de gravidez também pode causar efeitos prejudiciais.

Antes de iniciar o tratamento com Co-Pressotec , avise seu médico se estiver grávida ou pretende engravidar, para que ele possa considerar um outro tipo de tratamento. Os dois componentes ativos de Co-Pressotec: maleato de enalapril e hidroclorotiazida são eliminados no leite materno.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso de co-pressotec.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

5. Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Co-Pressotec

Aspecto físico:

Comprimido 10mg + 25mg: Circular de cor rosa.

Comprimido 20mg + 12,5mg: Circular de cor rosa.

Características Organolépticas: Os comprimidos de Co-Pressotec ® não apresentam características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outros comprimidos.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).

Não use co-pressotec com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto de co-pressotec.

Cuidados de conservação e uso: O produto deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (15 a 30°C).

Proteger da luz e umidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

6. Como devo usar este medicamento?

Posologia, dosagem e instruções de uso de Co-Pressotec

Modo de uso: Co-Pressotec deve ser administrado por via oral com um pouco de água.

Posologia: Seu médico irá decidir a dose adequada, dependendo do seu estado de saúde e dos outros medicamentos que você estiver tomando.Em geral, a dose é de um a dois comprimidos tomados uma vez por dia. Amaioria das pessoas toma Co-Pressotec® com um pouco de água. Tome Co­Pressotec diariamente, exatamente conforme a orientação de seu médico. É muito importante que você continue tomando Co-Pressotec durante o tempo que o médico lhe receitar. Tome exatamente a quantidade de comprimidos que o médico lhe receitou.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

7. O que devo fazer quando esquecer de usar este medicamento?

Você deve tomar Co-Pressotec® conforme a receita médica. Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

8. Quais os males que este medicamento pode me causar?

Reações adversas de Co-Pressotec

QUALQUER MEDICAMENTO PODE APRESENTAR EFEITOS INESPERADOS OU INDESEJÁVEIS, DENOMINADOS EFEITOS ADVERSOS. CO-PRESSOTEC® EM GERAL É BEM TOLERADO. OS EFEITOS ADVERSOS MAIS FREQÜENTES SÃO TONTURA E CANSAÇO. OUTROS EFEITOS ADVERSOS QUE OCORRERAM COM MENOS FREQÜÊNCIA SÃO SENSAÇÃO DE TONTURA OU DE ATURDIMENTO (PELA QUEDA BRUSCA DA PRESSÃO ARTERIAL QUE PODE OCORRER QUANDO VOCÊ SE LEVANTAR RAPIDAMENTE), CÃIBRAS MUSCULARES, NÁUSEAS, FRAQUEZA, DOR DE CABEÇA, TOSSE E IMPOTÊNCIASEXUAL.

RARAMENTE TAMBÉM PODEM OCORRER OUTROS EFEITOS ADVERSOS, E ALGUNS DELES PODEM SER GRAVES. PEÇA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EFEITOS ADVERSOS AO SEU MÉDICO. ELE TEM UMA LISTA MAIS COMPLETA. INFORME AO SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE SOBRE A OCORRÊNCIA DOS SINTOMAS ACIMA E DE QUALQUER OUTRO SINTOMAPOUCO COMUM.

PARE DE TOMAR CO-PRESSOTEC® E ENTRE EM CONTATO COM SEU MÉDICO IMEDIATAMENTE SE APRESENTAR INCHAÇO DA FACE, DOS LÁBIOS, DA LÍNGUA E/OU GARGANTA QUE POSSA DIFICULTAR SUARESPIRAÇÃO OU CAPACIDADE DE ENGOLIR; APRESENTAR INCHAÇO DAS MÃOS, PÉS OU TORNOZELOS; APRESENTAR URTICÁRIA.

PACIENTES NEGROS CORREM MAIOR RISCO DE APRESENTAR ESSAS REAÇÕES AOS INIBIDORES DAECA.

A DOSE INICIAL PODE ABAIXAR MAIS A PRESSÃO DO QUE OCORRERÁ DURANTE O TRATAMENTO REGULAR (CONTÍNUO). ESSA QUEDA DE PRESSÃO PODE SER PERCEBIDA COMO DESMAIO OU TONTURA E PODE SER SUAVIZADASE VOCÊ SE DEITAR.

9. O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento

Superdosagem de Co-Pressotec

Em caso de superdose, avise seu médico imediatamente para que ele possa prestar atendimento de urgência. Os sintomas mais prováveis serão sensação de aturdimento ou tontura em razão da queda repentina ou excessiva da pressão arterial e/ou sede excessiva, confusão, redução da quantidade de urina eliminada ou aceleração dos batimentos cardíacos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Dizeres Legais

Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

CRF-GO nº 2.659

M.S. n 1.0370.0128

LABORATÓRIO

TEUTO BRASILEIRO S/A

CNPJ - 17.159.229/0001-76

VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA

CEP 75132-140 - Anápolis - GO

Indústria Brasileira

Este texto foi extraído manualmente. Consulte sempre a bula original Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.