Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Problemas intestinais afetam 20% da população mundial

Hábitos alimentares ruins potencializam sintomas da Síndrome do Intestino Irritado

Por Minha Vida - publicado em 03/01/2011


Os problemas intestinais atormentam a vida de uma grande parcela da população. Os números comprovam: mais de um bilhão de pessoas, o que representa cerca de 20% da população mundial, sofre com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), um desconforto digestivo caracterizado por prisão de ventre ou diarreia e dores abdominais causadas por cólicas e gases.

A síndrome, também conhecida como cólon irritável ou intestino irritado, é uma das principais desordens digestivas no mundo. Sua incidência nos países em desenvolvimento está se alastrando por causa de mudanças estruturais, como o crescimento da economia, que acaba gerando mudanças em hábitos alimentares da população.

A doença pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária, mas é frequentemente encontrada em pessoas entre 20 e 40 anos, sendo que predomina e tem maior intensidade nas mulheres. 

Saiba como lidar com a Síndrome do Intestino Irritável

Combata os problemas intestinais
A digestão difícil, na maioria das vezes, é resultado da má escolha dos alimentos. Por isso é importante seguir uma dieta balanceada. Beber pouca água e ter uma rotina alimentar pobre em fibras atrasa o funcionamento do intestino, causando desconfortos como inchaço e pele marcada por acne, que surge pelo excesso de toxinas no organismo. Abaixo, confira as dicas para manter o bom funcionamento de seu intestino.

Alimentos Crus: comer verduras e legumes crus rende, além de muitas vitaminas, fibras para o seu organismo. Mastigue bem e, em no máximo dois dias, você nota a diferença.

Frutas com bagaço: o bagaço das frutas ajuda na formação do bolo fecal. Chupe laranja e mexerica, por exemplo, sem descartá-lo. Fazendo isso uma vez por dia o seu intestino passa a funcionar com regularidade.

Acabe com o intestino preso

Água: ela ajuda na digestão dos alimentos e impede o ressecamento das fezes, um problema comum se você demora muito tempo para ir ao banheiro. Dois litros por dia garantem bom funcionamento do organismo.

Iogurtes: existem as versões específicas para quem sofre com a prisão de ventre. O consumo contínuo desses iogurtes regula o trânsito intestinal, diminuindo o inchaço.

Alimentos integrais: arroz, trigo, pão, milho, aveia e granola são alguns exemplos. Uma porção desses alimentos por dia já é suficiente. 



Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."