O que é osteoporose

Saiba onde encontrar ajuda

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 20/07/2007

O que é
A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos, aumentando o risco de inesperadas e repentinas fraturas. Osteoporose, literalmente, significa osso poroso. Significa a perda de massa e força do osso. Em geral, a doença progride sem nenhum sintoma ou dor. Muitas vezes, a osteoporose não é descoberta até que um osso fraco se quebre de forma bastante dolorosa. Isso costuma acontecer nas costas ou nas costelas. Infelizmente, depois que acontece uma fratura por causa da osteoporose, o risco de ter outra aumenta. E a quebra dos ossos pode ser um processo desgastante. Mas existem algumas formas de se prevenir a osteoporose. Caso você já tenha, alguns tratamentos podem amenizar a doença.
 
Como a osteoporose está relacionada à menopausa?

Há uma ligação direta entre a falta de estrogênio depois da menopausa e o desenvolvimento da osteoporose. A menopausa precoce e qualquer outro processo prolongado no qual os níveis de hormônios estejam baixos e a menstruação ausente pode levar à perda de massa óssea.
 
Como posso saber se eu tenho osteoporose?
Um exame indolor e bem eficaz pode dizer tudo sobre o seu osso. A densitometria óssea é uma espécie de raio-x que usa uma quantidade muito pequena de radiação para medir a força do seu osso.

Como a osteoporose é tratada
Podem ser:
Terapia hormonal
Medicamentos
Cálcio e vitamina D
Exercícios de levantamento de peso
Injeções de substâncias que levam à formação de osso novo

Devo considerar a terapia hormonal?
A terapia hormonal é considerada útil na prevenção ou alívio da perda de massa óssea. É recomendada para mulheres que já entraram na menopausa e que: Tiveram uma menopausa precoce
Têm pouca massa óssea
Possuem vários outros riscos de osteoporose Alguns riscos deste tratamento: câncer de mama, coágulos, infarto, doenças do coração e na vesícula biliar Caso você esteja considerando usar a terapia hormonal apenas para evitar a osteoporose, converse com seu médico. Ele poderá lhe indicar outros tratamentos.

Como me proteger de fraturas se tenho osteoporose?
Remova a bagunça da sua casa ou do escritório
Instale barras de apoio no banheiro
Coloque uma iluminação apropriada
Ponha um piso antiderrapante e remova os tapetes

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não