Unicef lança campanha para valorizar o trabalho de parto espontâneo

Iniciativa chama a atenção para a importância de deixar os bebês nascerem na hora certa

Orientar a mãe que ela espere para entrar em trabalho de parto espontâneo para que só então o bebê nasça é o objetivo da nova iniciativa de conscientização lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nesta quarta-feira (19). A campanha "Quem Espera, Espera" quer orientar as mulheres e suas famílias sobre a importância de os bebês nascerem na hora certa, ou seja, depois que as mães entram em trabalho de parto espontâneo.

Mulheres grávidas - Foto: Getty Images
O trabalho de parto espontâneo é o sinal mais importante de que o bebê está pronto para nascer

De acordo com a organização, dados mostram que cada semana a mais de gestação eleva as chances de o bebê nascer mais saudável, mesmo quando não há risco de prematuridade. A UNICEF aponta ainda que as últimas semanas de gestação permitem que o bebê ganhe mais peso e maturidade cerebral e pulmonar.

Benefícios

Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda em até 15% a proporção de partos por cesariana, no Brasil esse percentual é muito maior: mais da metade (57%) dos partos que ocorrem no País são cesáreas.

De acordo com a organização, estudos mostram que grande parte das cesarianas são realizadas de forma eletiva, ou seja, sem a existência de fatores de risco que justifiquem a cirurgia, e antes da mulher entrar em trabalho de parto.

"O trabalho de parto espontâneo é a única maneira 100% segura de saber que o bebê está pronto para nascer. Esse processo traz uma série de benefícios para a mãe e o bebê. Privá-los do trabalho de parto, por meio de cesarianas eletivas, pode gerar consequências negativas para a saúde de ambos", diz Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

A campanha ressalta os benefícios que a espera pelo trabalho de parto espontâneo traz para a saúde da mãe e do bebê, como a liberação de substâncias que ajudam no amadurecimento final do organismo da criança. Para a mãe, um dos benefícios é muito importante também: o trabalho de parto ajuda a liberar hormônios que irão preparar o corpo da mulher para a amamentação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para complementar a campanha de conscientização, a UNICEF disponibilizou informações sobre a importância de esperar pelo trabalho de parto, estatísticas e informações sobre parto humanizado. Acesse o site no link: www.quemesperaespera.org.br.