publicidade

Má digestão

Por Minha Vida - publicado em 25/03/2006


O horário de almoço das quartas e sábados são esperados com mais ansiedade. Já denominados como "dia de feijoada", muitas vezes, passam a ser o dia da azia.
A má digestão é velha conhecida daqueles que abusam dos alimentos condimentados, como é o caso da feijoada ou ainda das bebidas alcoólicas. Porém, não só os alimentos são os responsáveis pelo mal-estar depois das refeições. " A má digestão se caracteriza pela dificuldade do estômago em digerir os alimentos. A pessoa sente o estômago cheio e mal-estar geral. É importante verificar a causa deste desconforto, pois nem sempre é causada somente pelo alimento consumido", alerta a nutricionista da equipe médica do Dieta e Saúde, Erica Lopes.Alguns erros cometidos na hora de se alimentar podem fazer com que a má digestão aconteça. Erica explica que o processo de digestão já começa na boca, onde o tamanho da partícula dos alimentos é reduzido pela mastigação e são misturados com as secreções salivares. Desta forma, são preparados para serem engolidos. "É importante verificar se a pessoa consegue ter uma boa digestão desde este primeiro momento", diz Erica.
Os sintomas ocorrem quando há excesso de produção de ácido clorídrico (que dá a sensação de ardência nas paredes do estômago). Segundo a nutricionista, muitos são os fatores que fazem aumentar a produção deste ácido, como herança genética, estresse, presença da bactéria Helicobacter pylari , alimentos gordurosos, doces, café, álcool, frutas ácidas, nicotina do cigarro e alimentos muito condimentados.

A nutricionista dá algumas dicas para evitar os incômodos da má digestão:

- Ingira alimentos com baixos teores de gordura saturada e evite algumas preparações como a feijoada, dobradinha e frituras de modo geral. Rica em gordura saturada, a feijoada é considerada um dos alimentos de mais difícil digestão consumidos no Brasil.
- Opte por alimentos de fácil digestão (ricos em proteínas e carboidratos), como carnes brancas, arroz, massas, pães e doces.

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Consumir um único tipo de bebida a cada ocasião, diminui as possibilidades de ficar com ressaca que, por sua vez, dificulta a digestão.
- Evite dormir ou realizar atividades físicas intensas logo após as refeições. O sono antes da digestão faz com que o metabolismo do corpo diminua, também reduzindo a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Com a comida ficando mais tempo retida no organismo, são produzidas toxinas que geram mal-estar.

- Não misture favas, feijão, brócolis e couve flor na mesma refeição ou no mesmo dia.
- Dê preferência a alimentos cozidos a crus.
- O organismo leva, em média, quatro horas para fazer a digestão dos alimentos. Uma hora e meia é o tempo ideal de espera para dormir depois de comer.

- Uma xícara de chá depois das refeições ajuda a fazer digestão. Escolha o chá de sua preferência, já que é a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases.
Caso os sintomas da má digestão já estejam instalados, a melhor opção é recorrer a antiácidos à base de hidróxido de alumínio. Este tipo de medicamento promove um alívio imediato. " No entanto, se os quadros persistirem ou forem freqüentes, é aconselhável procurar um médico para que seja realizada uma pesquisa mais detalhada", alerta Erica, lembrando que a auto-medicação nunca é indicada.





Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X