Dor no calcanhar

Visão Geral

Causas

Dor no calcanhar é com frequência o resultado de uso excessivo do pé. Raramente é causada por uma lesão única como uma queda ou torção.

A dor no calcanhar pode incluir inchaço ou sensibilidade. Também pode ser causada por:

  • Corrida, especialmente em superfícies duras, como concreto, ou muito frequente.
  • Rigidez nos músculos da panturrilha ou tendão de Aquiles.
  • Calçados com baixo suporte ou absorção de choque
  • Torção repentina do calcanhar para dentro ou para fora.
  • Cair de forma brusca ou desequilibrada sobre o calcanhar

Condições relacionadas à dor no calcanhar incluem:

  • Tendinite de Aquiles, inflamação do grande tendão que conecta o musculo da panturrilha ao calcanhar.
  • Bursite, inflamação da parte posterior do calcanhar
  • Esporão ósseo no calcanhar
  • Fascite plantar, inchaço da faixa larga de tecido na sola de seu pé

Sinônimos

Dor - calcanhar

Prevenção

Prevenção

Manter músculos flexíveis e fortes em sua panturrilha, tornozelos e pés pode ajudar a prevenir alguns tipos de dor no calcanhar. Sempre faça alongamento e aquecimento antes de se exercitar.

Use calçados confortáveis e de tamanho adequado com bom suporte do arco e acolchoamento.

Diagnóstico e Exames

Na consulta médica

Seu médico vai realizar um exame físico e vai fazer perguntas sobre seu histórico médico e sintomas, tais como:

  • Você já teve este tipo de dor antes?
  • Quando a dor começou?
  • Você tem dor ao dar os primeiros passos pela manhã ou antes dos últimos passos à noite?
  • A dor é amena ou aguda e latejante?
  • Fica pior após exercícios?
  • É pior ao ficar em pé?
  • Você caiu ou torceu o tornozelo recentemente?
  • Você é um corredor? Caso positivo, com que frequência e que distância você corre?
  • Você caminha ou fica em pé por longos períodos de tempo?
  • Que tipos de calçados você usa?
  • Você tem outros sintomas?

Seu médico pode solicitar um raio-x do pé. Os tratamentos dependem da causa de sua dor no pé. Você pode ter que consultar um fisioterapeuta para aprender exercícios para alongar e fortalecer seu pé. Seu médico pode recomendar uma tala noturna para ajudar a alongar seu pé.

Buscando ajuda médica

Contate seu médico se a dor no calcanhar não melhorar depois de 2 a 3 semanas de tratamentos caseiros. Também contate o médico se:

  • Sua dor estiver piorando a despeito do tratamento caseiro
  • Sua dor for repentina e grave
  • Você apresentar vermelhidão ou inchaço em seu calcanhar
  • Você não puder se apoiar no calcanhar

Tratamento e Cuidados

Cuidados

As seguintes medidas podem aliviar suas dores no calcanhar:

  • Repouse tanto quanto possível por pelo menos uma semana.
  • Aplique gelo na área dolorida. Faça isso pelo menos duas vezes ao dia por 10 a 15 minutos, com mais frequência nos primeiros dias.
  • Tome acetaminofeno ou ibuprofeno para a dor ou inflamação.
  • Use calçados de tamanho adequado.
  • Um suporte de calcanhar, forros de feltro na área do calcanhar ou palmilhas.

Outros tratamentos dependem da causa de sua dor no calcanhar.

Fontes e referências

  • Wapner KL, Parekh SG. Heel pain. Em: DeLee JC, Drez D Jr., Miller MD, eds. DeLee and Drez’s Orthopaedic Sports Medicine. 3a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009:section F.
  • Abu-Laban RV, Ho K. Ankle and foot. Em: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al., eds. Rosen’s Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 7a. ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009:cap 55.
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