Teste de gravidez: como e quando fazer o teste de farmácia?

Aprenda a interpretar os resultados e quais as chances de ser falso positivo

O que é?

teste de gravidez - foto: Getty Images
Os resultados do exame são: uma risca é negativo e duas riscas é positivo

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina. Esse hormônio é produzido a partir do momento que o óvulo é implantado - ou seja, assim que a gestação começa. Dessa forma, um teste de gravidez positivo é aquele que identifica a presença do beta-HCG na urina.

Existem vários tipos de testes de gravidez. Alguns indicam que a paciente urine diretamente sobre a fita, outros contem um recipiente em que deve ser coletada a urina, para a fita ser então mergulhada dentro. Tenha em mente que as instruções podem variar de kit para kit. Leia atentamente as instruções antes de fazer o teste. 

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Os laboratórios normalmente atribuem de 95 a 99% de eficácia ao teste. Mas alguns cuidados, como fazer no dia certo, verificar o prazo de validade e seguir o passo a passo indicado na bula, são imprescindíveis para obter resultados mais confiáveis.

Quando o exame é feito

Um teste de gravidez pode ser feito sempre que a mulher suspeitar que está grávida. No entanto, para o teste de farmácia funcionar, ele precisa ser feito cerca de 2 a 5 dias após o atraso menstrual. Isso acontece porque a concentração do hormônio beta-HCG está muito baixa para ser detectada pela urina poucos dias após a fecundação e antes do que seria a menstruação.

Alguns exames, contudo, conseguem ser mais sensíveis e captar o beta-HCG mesmo em baixas concentrações - nesse caso, o fabricante afirma que seu teste de gravidez pode ser feito antes do atraso. 

Para as mulheres que não tem ciclos menstruais regulares, o mais interessante é fazer a conta baseada na duração do ciclo mais longo. Por exemplo, se o período entre as menstruações varia de 25 a 35 dias, dependendo do mês, a paciente deve considerar atraso se não menstruar após 35 dias da última menstruação. Caso você não saiba muito bem o período máximo de atraso, o ideal é consultar um ginecologista.

Além disso, o horário do dia também é importante para acurácia do teste. Apesar de os exames de farmácia modernos serem muito efetivos, a primeira urina da manhã ou aquela feita com um intervalo de quatro horas antes da anterior terá uma maior concentração do hormônio beta-HCG, portanto podem ser melhores alternativas. 

Se é importante confirmar a gravidez o mais rápido possível, procure fazer um exame de sangue para beta-HCG. O hormônio pode ser encontrado na corrente sanguínea cerca de 7 a 10 dias após a ovulação, ou 5 dias antes do começo da menstruação. 

Contraindicações

Não há contraindicações para o teste de gravidez de farmácia.


Como fazer o teste de gravidez

Você pode comprar um teste de gravidez na farmácia sem prescrição. Ele pode conter um bastão com a fita dentro ou um pote e a fita separada. Se você seguir as instruções corretamente os resultados são muito eficazes. O exame pode ser feito das seguintes maneiras, conforme as instruções do fabricante:

teste de gravidez - foto: Getty Images
Em alguns testes é necessário urinar em um recipiente e mergulhar a fita depois
  • Urinar diretamente na fita
  • Coletar a urina em um copo e em seguida mergulhar a fita no recipiente
  • Coletar urina em um copo e usar um conta
  • gotas para depositar a urina na fita.

Para ter certeza de qual procedimento é o correto para o teste de gravidez que você comprou leia com atenção e siga as instruções da bula do produto.

Em todos os casos é necessário aguardar alguns minutos antes de obter os resultados. Eles podem se apresentar como uma linha, uma cor ou um símbolo - por exemplo "+" indicando positivo e "-" indicando negativo para gravidez. Testes digitais podem mostrar a palavra "grávida" ou "não-grávida".

Tempo de duração do exame

Os resultados podem demorar de 1 a 5 minutos para aparecer, dependendo do teste. Na dúvida, leia as instruções.

Teste de gravidez positivo

teste de gravidez - foto: Getty Images
Resultado pode ser digital e mostrar a palavra "grávida" ou "não-grávida"

Se o resultado do teste é positivo, você muito provavelmente está grávida. Os laboratórios normalmente atribuem de 95 a 99% de eficácia ao teste. Para ter certeza, entre em contato com seu ginecologista e faça o exame de sangue para beta-HCG.

Apesar de raro, é possível obter um falso positivo no teste de gravidez de farmácia. Um falso positivo pode acontecer se a grávida não prosseguiu logo após o óvulo ser fertilizado ou está ingerindo medicamentos que contém beta-HCG, por exemplo os remédios usados para fertilidade. Gravidez ectópica ou menopausa também podem contribuir para um resultado enganoso.

Caso você repita o teste dias depois e ele dê negativo e sua menstruação ocorre, é possível que tenha ocorrido um aborto espontâneo. Converse com seu médico ou médica sobre o ocorrido para obter mais informações.

Teste de gravidez negativo

Se o resultado do teste é negativo, você provavelmente não está grávida. No entanto, resultados negativos têm mais chances de estarem equivocados. Isso é conhecido como um falso negativo. Um teste de gravidez falso negativo pode acontecer se você:

  • Faz o teste muito cedo, uma vez que o beta
  • HCG pode ainda não estar detectável na urina. Para obter resultados mais precisos, faça o exame de sangue ou refaça o teste uma semana depois
  • Não deixar a fita em contato com a urina pelo tempo necessário, impedindo que o teste identifique o hormônio presente na urina. Considere definir um temporizador de acordo com as instruções da embalagem
  • Fazer o teste em uma urina muito diluída. Por isso é recomendado utilizar a primeira urina da manhã.

Caso o teste de gravidez dê negativo, mas a menstruação não iniciar dentro de alguns dias, faça o teste novamente -especialmente se o primeiro foi feito antes ou logo após o dia previsto para a menstruação.

Se os resultados continuarem negativos, mas seu período não iniciar, procure fazer o exame de sangue. Muitos fatores podem levar ao atraso da menstruação, incluindo excesso de exercícios, perda de peso, estresse e desequilíbrios hormonais. Se você não está grávida, o médico ou médica pode ajudar a buscar as causas para a ausência de menstruação.

Perguntas frequentes

O teste de farmácia substitui o exame de sangue?

Os testes de gravidez funcionam verificando a presença ou ausência do hormônio beta-HCG. Esse hormônio é produzido a partir da implantação do óvulo, confirmando a gestação.

Mas enquanto o teste de farmácia faz essa verificação na urina, o exame de sangue confere as quantidades no sangue, o que dá mais informações importantes ao médico. No exame de sangue a presença do hormônio pode ser medida de forma qualitativa (dando positivo ou negativo como o teste de farmácia) ou quantitativa, o que define a quantidade hormonal, um dado importante para o acompanhamento médico e que consegue orientar o momento ideal para a realização da ultrassonografia. Por isso mesmo, caso você descubra que está grávida por esse teste de farmácia, o ideal é consultar seu ginecologista e fazer o teste de sangue, para dar início ao pré-natal. 

O uso de anticoncepcionais não altera o resultado do teste, não se preocupe. Analgésicos e antibióticos não afetam o resultado do exame de farmácia. Mas a especialista orienta que algumas medicações para infertilidade podem conter beta-HCG, e por isso mesmo elas devem ser utilizadas sob orientação médica.

Posso fazer o teste mesmo se houver um sangramento no mês?

É comum ter um pequeno sangramento durante a gravidez, que pode ser confundido com a menstruação. Sangramento vaginal irregular pode realmente ser confundido com menstruação. Em geral costuma ser em menor intensidade, porém não há uma regra e muitas vezes não é possível fazer essa diferenciação. Mas, se você não tem certeza se o sangue que "desceu" é mesmo sua menstruação, isso não impede a confiabilidade do teste. 

Como saber que o teste que comprei é bom?

Alguns testes de farmácia podem ser hipersensíveis ao hormônio beta-HCG, enquanto outros não são tanto. De modo geral, para ter certeza de que seu teste é bom, existem fatores que você deve levar em conta que vão além do preço, como o estado da embalagem e as condições de armazenamento do produto, assim como a data de validade. Uma boa opção é escolher por testes que tenham o selo de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Os resultados do exame são: uma risca é negativo e duas riscas é positivo. Se a segunda risca aparece borrada, ainda é um sinal do que o exame deu positivo! Ela pode sair pouco firme devido a uma quantidade menor de hormônio beta-HCG, então o ideal é repetir o exame. No caso de dúvida, a paciente pode aguardar alguns dias para repetir o teste ou realizar um exame de sangue (beta-HCG).

Medicamentos podem interferir no resultado do teste?

Algumas medicações podem afetar os resultados do teste, como:

  • Prometazina, usada para tratar alergias
  • Medicamentos usados para tratar
  • Parkinson
  • Tranquilizantes
  • Diuréticos
  • Anticonvulsionantes
  • Medicamentos para tratar
  • infertilidade.

 Se você usa qualquer tipo de medicação ou está tomando no período em que fez o teste de gravidez, leia a bula para ter certeza que o medicamento não causa qualquer alteração. Na dúvida, entre em contato com seu médico ou médica. 

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não