Creatinina: exame de sangue avalia função dos rins

Pessoas com diabetes ou hipertensão devem fazer a dosagem regularmente

O que é?

O exame de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato.

PUBLICIDADE

A creatina origina-se do metabolismo da creatina. A creatina é produzida no fígado, rins e pâncreas e transportado para o músculo e cérebro, onde sofre um processo de fosforilação e se transforma em creatina fosfato, também conhecido como fosfocreatina. A creatina fosfato constitui-se num composto de elevada reserva energética, sendo essencial no processo de contração muscular.

A creatina é uma proteína produzida pelo próprio organismo mas pode também ser obtida por meio dos alimentos ricos em proteína, como carnes e peixes.


Os músculos estão em constante atividade e, portanto, consumindo creatina fosfato. A quebra da creatina fosfato, condição essencial para a contração, dá origem a creatinina. A creatinina é filtrada nos rins e excretada na urina. Assim, quando os rins não estão funcionando adequadamente a filtração da creatinina é comprometida. Isso significa que boa parte da creatinina produzida não será excretada na urina, elevando sua concentração no sangue.

Dessa forma, através da dosagem de creatinina no sangue é possível avaliar se o rim está funcionando adequadamente, bem como investigar possíveis doenças renais. A dosagem da creatinina também pode ser realizada numa amostra de urina, o qual é útil, por exemplo, na determinação da capacidade de filtração renal, também conhecida como exame de depuração da creatinina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Sinônimos e termos correlacionados

Dosagem de creatinina, depuração da creatinina, filtração glomerular.

Indicações

A dosagem da creatinina auxilia na detecção da disfunção renal em fases precoces. O teste pode ser indicado para pessoas que:

  • Tem histórico familiar de doença renal crônica
  • Têm doenças que aumentam o risco de desenvolver a insuficiência renal, como diabetes, hipertensão, obesidade, rins policísticos, glomerutonefrite,
  • infecções urinárias de repetição e cálculos renais de repetição
  • Fazem uso de medicamentos que comprometem a função normal dos rins
  • Têm idade maior que 50 anos
  • São fumantes.

Outras condições clínicas, sintomas e sinais que podem justificar a necessidade do exame de creatinina são:

  • Inchaço no corpo sem causa profunda
  • Anemia sem causa aparente
  • Doenças Cardíacas graves
  • Presença persistente de sangue na urina
  • Urina que persistentemente forma espuma durante a micção
  • Perda de peso não-intencional
  • Perda de apetite e fraqueza sem causa aparente
  • Crianças com dificuldade de crescimento
  • Gravidez com suspeita de pré-eclâmpsia.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Grávida pode fazer?

Mulheres durante a gravidez podem necessitar dosar a creatinina, sob orientação médica, particularmente se houver elevação gradual da pressão arterial, condição esta denominada de pré-eclâmpsia.

Contraindicações

Não há contraindicações expressas para a dosagem de creatinina.

Preparo para o exame

  • É desejável um jejum mínimo de três horas para a coleta de sangue
  • ? É importante comunicar ao laboratório, os medicamentos que você utiliza com regularidade. Esta informação pode ser importante no momento da interpretação do resultado.

Como é feito

A coleta de sangue poder ser realizado num hospital ou laboratório seguindo os seguintes passos:

Com o paciente sentado, coloca-se um torniquete em volta do seu braço para melhor visualização das veias;Antissepsia da pele com álcool em gaze ou algodão;A agulha transfixa a pele e perfura a veia. Neste momento o sangue flui diretamente para o tubo de coleta (sistema fechado par coleta de sangue) e o torniquete é removido;Após enchimento do tubo, o conjunto agulha e tubo é retirado;Álcool em algodão ou gaze para oclusão do local da venopunção sob pressão para estancar sangramento. Se o sangramento no local da punção persistir, a oclusão sob pressão deve ser estendida por mais alguns minutos. Pacientes que fazem uso de anticoagulantes devem avisar a enfermagem para que o procedimento de oclusão seja estendida, até não mais se observar sangramento local;Ao final, oclusão do local da venopunção com curativos ou adesivos hipoalergênicos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Tempo de duração do exame

Habitualmente a coleta de sangue é realizada em poucos minutos, salvo situações em que se observa dificuldade na punção da veia.

Recomendações pós-exame

Não há recomendação especial pós coleta de sangue. O paciente pode retornar às suas atividades e se alimentar normalmente

Periodicidade do exame

Não há uma periodicidade para se realizar o exame de creatinina. Seguir as orientações do médico.

Riscos

Os riscos envolvidos na coleta de sangue para exame de creatinina são mínimas. Eventualmente pode haver formação de hematoma no local em que o sangue foi coletado. Em alguns casos, o local da punção pode ficar dolorida e inchada. Neste caso, recomenda-se uma compressa quente 3 a 4 vezes ao dia

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento mais prolongado após a coleta. É imprescindível informar a enfermagem acerca do uso destes medicamentos

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Resultados

Os resultados do exame de creatinina são liberados poucos dias após a coleta de sangue. Os valores listados aqui são apenas um guia, e não necessariamente o indicativo de que há problemas. Os valores de normalidade podem variar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico irá avaliar os resultados com base em sua saúde e outros fatores. Isto significa que um valor alterado não significa necessariamente uma doença renal.

Valores de referência:

  • Homens: 0,7 a 1,3 mg/dL
  • Mulheres: 0,6 a 1,1 mg/dL

Os valores de referência são estratificados por sexo pois normalmente os homens possuem mais massa muscular do que mulheres, e por isso produzem mais creatinina.

Resultados anormais

Níveis de creatinina acima do normal podem ser observados nas seguintes situações:

  • Obstrução do trato urinário
  • Infecção nos rins
  • Insuficiência renal
  • Desidratação
  • Lesão muscular grave (rabdomiólise)
  • Problemas durante a gravidez, como pré-eclâmpsia
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Níveis abaixo do normal podem ser observados:

  • Na miastenia gravis
  • Na distrofia muscular

O que pode afetar o resultado do teste?

Como a creatinina é um subproduto da creatina, pessoas fazem uso de suplementos contendo creatina na dieta podem ter naturalmente elevação da creatinina no sangue.

Atletas e pessoas saudáveis com elevada massa muscular podem apresentar taxas maiores de creatinina no sangue.

Idosos tendem a apresentar menores taxas de massa muscular naturalmente. Dessa forma, a dosagem de creatinina também pode estar naturalmente próximo ou abaixo do valor inferior da normalidade nessa faixa etária.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

É importante analisar os resultados não somente com base nos valores de referência, mas levando em consideração fatores como sexo, idade e concentração de massa muscular.

Referências

Nairo Sumita, assessor médico na área de bioquímica clínica do Fleury Medicina e Saúde

Clínica Mayo - organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que reúne conteúdos sobre doenças, sintomas, exames médicos, medicamentos, entre outros.

National Kidney Foundation - organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, cuja missão é prevenir e tratar doenças renais, promovendo saúde e qualidade de vida para pacientes e familiares afetados por essa condição.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.