PUBLICIDADE

Siciliano, tahiti, galego e cravo: veja as diferenças entre os tipos de limão

O limão possui diversos benefícios para saúde e pode ser consumido de diferentes formas. Entenda quais são as características de cada espécie!

O velho ditado diz "Se a vida te der um limão, faça uma limonada". A dica é até válida, mas a fruta em questão pode servir para a preparação para diversas receitas, além de possuir excelente benefícios para saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os principais nutrientes do limão são vitamina C, ácido cítrico, diversos bioflavonoides, vitaminas do complexo B, folato, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibras. Este é considerado um dos alimentos mais potentes com ação detox, contribuindo para eliminação de toxinas acumuladas. Além disso, devido as vitaminas presentes, a fruta ajuda a prevenir contra o câncer e fortalecer o sistema imunológico.

E se você está com aquele objetivo de perder uns quilinhos o limão é uma excelente opção, isso porque possui cerca de 20 calorias por unidade, além de ter nutrientes importantes para metabolizar a glicose e acelerar a queima de gorduras.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao todo, estima-se que existam cerca de 100 espécies no mundo. No Brasil encontramos quatro tipos principais: tahiti, galego, siciliano e cravo. Contudo, não há grandes variações entre os valores nutricionais presentes nos diversos tipos de limão.

"As diferenças se dão mais pela acidez e sabor. Nutricionalmente, não tem grandes diferenças entre eles. Todos eles contém limoneno, um terpeno que tem propriedades anticancerígenas", disse a nutricionista de dr.consulta, Mariana Maciel.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo a nutricionista, as cascas de todos eles são fontes de fibras (parte branca) e também contém óleo essencial (mais na parte externa). Esse óleo essencial é extraído e até usado na agricultura para controle de pragas agrícolas como alternativa aos inseticidas sintéticos.

"A casca contém elevado teor de vitamina C (247mg Vit C por 100g de casca). O limão sem casca tem 38mg/100g de vitamina C. Por isso, é interessante tentar usar a casca ralada em preparações (exemplo: bolos e pudins) ou limonada suíça - quando se bate o fruto inteiro com água", comentou nutricionista Mariana Maciel.

Para entender melhor as diferenças e características entre cada um deles nós selecionamos as quatro variedades mais conhecidas no Brasil. Veja abaixo:

Limão Siciliano

Limão Siciliano
Limão Siciliano

O limão siciliano (Citrus limon) é conhecido também como verdadeiro, eureka ou Lisboa. Esta espécie é a mais consumida na Europa e nos Estados Unidos. O tamanho maior e a casca grossa bem amarela são as principais características dessa variedade. A fruta não possui uma polpa muito suculenta e ácida. Com um sabor mais suave, o limão siciliano é muito indicado para preparação de molhos e para dar sabor aos pratos, além de servir como base para perfumes e cosméticos.

Limão tahiti

Limão tahiti
Limão tahiti

Sendo a espécie mais popular do país, o limão tahiti (Citrus latifólia tanaka) é na verdade um tipo de lima ácida. Sua casca é fina e lisa, a polpa apresenta uma grande quantidade de suco, sabor intenso e poucas sementes. Essa variedade é que apresenta maior teor de ácido ascórbico (Vitamina C) e por isso poderia ser a mais indicada para a gripe.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O limão tahiti é muito usado para o preparo de bebidas e sobremesas, como sorvetes, tortas e bolos. Na hora de escolher, prefira as frutas mais pesadas, porém não podem estar muito duros ou moles. É preciso notar também que a casca esteja mais lisa e brilhante.

Limão galego

Limão galego
Limão galego

O limão galego (Citrus aurantifolia) também é uma espécie de lima ácida. Apesar de ser menor que o tahiti, muitos consideram que o galego seja mais saboroso. Essa variedade pode exibir uma casca amarelada quando madura. Por ser considerada muito suculento, a fruta é muito usado para o preparo de caipirinhas, podendo ser usada também no preparo de temperos e sobremesas.

Limão cravo

Limão cravo
Limão cravo

Sendo muito parecido com uma laranja pequena, o limão cravo (Citrus limonia osbeck) é facilmente identificado pela sua cor. Conhecido também como limão rosa ou caipira, essa espécie é a mais suculentos e de sabor mais marcante, algumas pessoas podem se incomodar com a acidez excessiva. Na realidade, essa espécie é uma mistura de limão e tangerina. Devido ao seu aroma bem característico, o limão cravo é uma ótima opção para o preparo de limonadas, marinar carnes e temperar outros alimentos. Ao escolher, opte pelas frutas mais maduras pois elas podem ser mais nutritivas.