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4 coisas que você não deveria colocar na sua salada

Nutricionista indica ainda formas de substituir os vilões da salada (e da sua dieta)

Quando estamos de dieta, as saladas acabam se tornando um território seguro para afastar o risco de escorregadas no plano alimentar. Mas o que você talvez não saiba ainda é que é possível sim estragar uma salada. "Devemos tomar cuidado na hora de prepará-la ou consumir em algum restaurante. Ao invés de ser um prato leve, os itens que incluímos na salada podem torná-la uma opção riquíssima em calorias e gorduras", afirma Juliana Mauri, nutricionista da Cia. da Consulta. Esses complementos podem, inclusive, aumentar muito quantidade de sódio da sua refeição. Confira abaixo o que não colocar na sua salada, de acordo com a especialista:

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1. Queijos

Queijo prato, gorgonzola, cheddar e parmesão devem ser evitados. Eles são extremamente gordurosos e ricos em colesterol. O excesso de colesterol no sangue é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Prefira queijos mais magros, como cottage e ricota.

2. Alimentos em conserva

Milho, ervilha, atum e azeitona podem não ser tão calóricos, mas são ricos em sódio. Em excesso, o sódio pode aumentar as chances hipertensão arterial. A questão é que essa doença não causa sintomas tão visíveis, mas à longo prazo é um dos principais fatores de risco para uma série de doenças graves, como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e outras.

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3. Frutas secas

As frutas secas possuem elevada quantidade de um açúcar natural chamado frutose, que contribui para o ganho de peso caso seja consumido em excesso. Essas frutas geralmente passam por um processo de desidratação, que às vezes pode contar com a adição de açúcar. O ideal é consumi-las com moderação, principalmente no caso de pessoas com diabetes. O abacaxi é a opção mais leve, uma vez que 100g da versão seca dessa fruta possui 150 calorias. Por outro lado, a banana seca é mais calórica contendo 350 calorias em 100g.

4. Temperos e acompanhamentos

É melhor evitar molhos prontos, sobretudo aqueles que incluem maionese e queijos. Já os acompanhamentos como crouton, pão, bacon e batata palha contém uma quantidade elevada de calorias. Tente optar por temperos naturais como vinagre, azeite, limão e ervas aromáticas (tomilho, alecrim, orégano e manjericão).

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O que usar na salada?

Abaixo, a nutricionista indica duas opções de molhos saudáveis para incrementar a salada:

Molho de maracujá

Misture os ingredientes do molho e espalhe sobre a salada.

Molho de hortelã

Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador e sirva à parte.

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*Tente moderar na quantidade de sal, ok?