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Manteiga Ghee apresenta mais benefícios à saúde do que a tradicional

Processo de clarificação não elimina gordura e mantém alimento calórico, mas tem menos toxinas e lactose

Muito conhecida na culinária indiana, a manteiga ghee vem ganhando mais espaço nas receitas e na alimentação dos brasileiros. Uma variação da manteiga tradicional, a ghee possui alguns benefícios a mais para a saúde, mas não deixa de ser gordurosa e precisa ser consumida com equilíbrio e dentro de uma dieta balanceada.

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Alimento fundamental na mesa das famílias indianas, ela é manteiga clarificada, com menor quantidade de lactose e das toxinas presentes na manteiga original. É feita do leite da vaca ou da búfala, assim como a tradicional, mas a principal diferença é o processo de clarificação, que elimina traços da lactose, toxinas e deixa apenas o óleo. A ghee contém também vitamina A, um excelente antioxidante que protege as células dos radicais livres, além de ser anti-inflamatória. Como a manteiga passa pelo processo de clarificação, a quantidade de sal também diminui, fazendo com que a retenção de líquido no organismo seja menor.

Mas como já comentamos anteriormente, é extremamente importante reforçar que a gordura continua presente em alto valor no alimento. Apesar dos benefícios nutricionais, ela possui cerca de 110 calorias por colher de sopa. Sendo assim, não deve ser considerada uma aliada para as pessoas que procuram perder peso ou que estão mantendo uma dieta mais restrita. Assim como a manteiga tradicional, se cosumida de forma exagerada, a ghee pode aumentar os níveis de colesterol do corpo.

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Outro erro muito comum é achar que, com o processo, toda a lactose é eliminada e, por isso, pessoas com intolerância à substância podem consumir o alimento sem nenhuma restrição. O processo de clarificação apenas elimina traços da lactose, sendo assim é importante que os pacientes que apresentam alergia à proteína do leite ou intolerância consultem seus médicos e avaliem o consumo do alimento.

Na culinária, a manteiga ghee pode ser usada para elaborar qualquer prato do dia a dia, principalmente para preparação dos legumes, já que ela possui grande resistência ao calor. Seu sabor também é mais forte do que o presente na manteiga tradicional. Quando usada em algumas receitas, as quantidades podem ser menores.

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