PUBLICIDADE

Nem perto do fogão, nem embaixo da pia: descubra o local ideal para guardar os temperos

Cada especiaria usada na hora de cozinhar tem um local específico para ser armazenada

Quem cozinha sabe como o tempero é importante na hora de dar mais sabor ao alimento. Mas será que a forma como esse temperos são guardados está correta? Para descobrir mais sobre o assunto e aprender onde cada item tem que ir, o Minha Vida conversou com a nutricionista esportiva Aline Quissak, que também é especialista em obesidade e diabetes e psicologia dos alimentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira a seguir a forma correta de armazenar os diferentes tipos de temperos

Temperos secos:

São os que passaram por desidratação, como manjericão em pó, orégano, salsa desidratada, cardamomo, pimenta do reino, alecrim, colorau e cominho. Esse temperos podem ser armazenados dentro de potinhos de vidro e guardados dentro da geladeira. De acordo com Aline, deixá-los expostos ao ar pode fazer com que estraguem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ervas:

A geladeira também é o local adequado para guardar ervas frescas como hortelã, manjericão, salsinha, alecrim e sálvia. Elas podem ser armazenadas com óleo para que preservem suas características naturais. Além disso, é importante que sejam armazenadas em potes mais escuros, pois o contato com a luz faz com que elas escureçam mais rápido.

Sal:

A umidade pode comprometer a qualidade do sal, portanto o ideal é guardar o sal dentro do armário. Também é importante retirar o produto de dentro do pacote e guardá-lo em um recipiente fechado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Óleo e azeite:

É muito comum deixar esses ingredientes próximos do fogão ou embaixo da pia. Mas o melhor local para armazená-los é dentro do armário com as portas fechadas. Aline explica que perto do fogão eles correm o risco de aquecerem. Embaixo da pia tem muita umidade.

Pimentas:

No caso das pimentas frescas a melhor alternativa é mantê-las longe do calor. Elas podem ser conservadas em frascos com azeite, mas é importante prestar atenção ao ph do produto. A nutricionista explica que o indicado são os azeites com acidez inferior a 0,5.