PUBLICIDADE

7 maneiras bem práticas de comer mais grãos no dia a dia

Com iogurte, no suco de fruta, batidos com leite ou na farofa: descubra como acrescentar mais grãos aos pratos com facilidade

Eles combatem a sensação de inchaço, ajudam a controlar os níveis de colesterol, garantem mais saciedade às refeições e, de quebra, favorecem a perda de peso. Estes são apenas alguns atributos dos grãos, alimentos que podem revolucionar o seu cardápio - do café da manhã ao jantar, sem restrições.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A melhor parte é que incluí-los nas receitas é mais fácil do que você imagina. Grãos como linhaça, quinoa, amaranto, aveia e chia, todos ricos em fibras, são versáteis e combinam com muitos pratos diferentes. Você pode utilizá-los, por exemplo, no preparo de pães, massas e bolos ou na finalização de saladas e sucos.

Café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar: escolha a sua refeição favorita e descubra como acrescentar grãos ao prato em questão, sem dor de cabeça. Veja nossas sugestões:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Iogurte + chia + quinoa + amaranto

O iogurte, por si só, conta com nutrientes fundamentais para a nossa saúde, como cálcio e proteínas do leite. O resultado é ainda melhor quando acrescentamos grãos como chia, quinoa e amaranto ao alimento, que são excelentes fontes de fibras, vitaminas, gorduras de origem vegetal e minerais.

Acha que isso dá muito trabalho? Tudo bem, existe uma alternativa muito mais prática, prontinha para ser consumida. Estamos falando do Vigor 3 Grãos, uma opção para quem deseja comer mais grãos com praticidade e sabor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com porções de 100g, nos sabores Tradicional e Morango, o novo iogurte da Vigor, sem glúten, pode complementar as refeições em diversos momentos do dia. Ele pode ser seu aliado no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo no pós-treino, para repor a energia gasta na academia. Imperdível!

Legumes + quinoa

A quinoa é um grão muito apreciado pelos vegetarianos, já que é uma boa fonte de proteína vegetal. Mas seus benefícios vão muito além da questão proteica: a quinoa também é rica em fibras, cálcio e ferro, o que a torna uma ótima opção para enriquecer a dieta. Versátil, pode ser combinada a muitos ingredientes naturais diferentes, como legumes e verduras.

Nossa sugestão é trocar o arroz do dia a dia por quinoa, acrescentando legumes como cenoura, vagem, ervilha, milho e outros. Também é possível utilizar o grão no preparo ou finalização de caldos e sopas. No liquidificador, a quinoa pode garantir uma consistência cremosa e nutritiva àquela sopa de legumes básica, sem alterar o sabor. É fácil e rápido de fazer!

Salada + linhaça

A salada é excelente companheira nas refeições diárias. A combinação de legumes, verduras e proteína, por si só, é saudável e nutritiva. Mas tem como ficar ainda melhor: um pouco de linhaça sobre a salada é capaz de deixar o prato ainda mais rico, com uma crocância deliciosa.

Além de ser rica em fibras, a linhaça conta com um ingrediente especial, o ômega 3. Essa gordura, que é considerada saudável para o organismo, é capaz de prevenir muitas doenças. Para aproveitar os benefícios, basta consumir o grão regularmente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Suco + chia

Frutas batidas não são apenas um simples complemento para as refeições. O suco natural preserva boa parte dos nutrientes das frutas, como fibras, vitaminas e mais. Mas no ato de descascar e descartar cascas e bagaço, acabamos perdendo um pouco das fibras originais, mas existe uma maneira de compensar essa perda. Na hora de preparar o suco, por exemplo, a saída é acrescentar um pouco de chia à receita, rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis.

Além de inserir fibras na sua dieta, esse super grão se transforma numa espécie de "gel" no estômago, que auxilia na redução do apetite e garante mais saciedade às refeições. Por isso, além de ser nutritiva, a chia também é uma aliada no controle do peso. Fique tranquilo: a chia não vai alterar o sabor das frutas.

Muffin + banana + aveia

Quem gosta de colocar a mão na massa (literalmente!) também pode aproveitar diferentes tipos de grãos no preparo de receitinhas deliciosas, como pães, bolos, massas, panquecas e muito mais. Nossa sugestão de lanche saudável é o muffin de banana e aveia, que leva o grão integral no lugar da farinha branca - substituição, aliás, mais nutritiva e balanceada.

A aveia pode ser acrescentada em pequenas porções ou substituir completamente a farinha, fica à seu critério. Vale lembrar que esse grão é rico em fibras beta-glucanas, que ajudam na redução e controle das taxas de glicose e colesterol, protegendo o coração de muitas doenças diferentes.

Aveia + linhaça + leite

Não sabe como investir em um café da manhã saudável? Considere, então, preparar pela manhã uma potente vitamina com aveia, linhaça e leite. O leite é um alimento que pode ser consumido todos os dias, com nutrientes que realmente fazem a diferença para a nossa saúde. Entre eles, o cálcio, que ajuda a fortalecer e proteger os ossos, prevenindo a osteoporose na fase adulta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aveia e linhaça, juntas, transformam a vitamina em um combo de fibras. Essa mistura garante mais saciedade em qualquer refeição, sendo uma boa pedida para o café da manhã, quando o corpo mais precisa de energia. Além disso, a mistura é rica em ômega 3, nutriente que retarda o envelhecimento, e fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol.

Farofa de amaranto + linhaça

Você é daqueles que não abrem mão de um pouco de farofa para complementar o prato do dia? Saiba que até esse alimento pode levar uma rica mistura de grãos na composição, como no caso da farofa de amaranto e linhaça. O truque é caprichar nos temperos, como alho, cebola, açafrão e pimenta-do-reino, e misturar amaranto e linhaça à farofa de mandioca.

Depois de tantas dicas e sugestões práticas, que tal experimentar consumir mais grãos e começar hoje mesmo?

7 maneiras bem práticas de comer mais grãos no dia a dia