PUBLICIDADE

5 fatos sobre frango congelado que você precisa saber

Congelados são seguros? Evitam o desperdício? Veja essas e outras dúvidas respondidas abaixo

Abrir o congelador e encontrar alguns ingredientes básicos, como carnes e legumes, é algo que facilita muito a nossa vida. Basta descongelar, temperar (alguns alimentos já vêm até temperados!) e preparar a quantidade ideal para a sua fome. Quando pensamos em frango, a praticidade é a mesma.

A carne de frango, que é rica em vitaminas e minerais, pode ser congelada e aproveitada em inúmeras receitas, com total segurança. As linhas Sadia Na Medida, Sadia Bio e Sadia Assa Fácil são um exemplo: os consumidores têm à disposição diferentes cortes de frango, como filé de peito, coxa e sobrecoxa, tulipa e sassami para compor as refeições, com e sem tempero caseiro.

Você ainda tem dúvidas de como comprar, descongelar e preparar esse alimento? Reunimos, na lista abaixo, 5 fatos importantes sobre frango congelado que fazem toda a diferença na hora da compra e do consumo em casa. Saiba mais:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Frango congelado é seguro

Sim, a carne de frango congelada é segura. No caso de Sadia, o congelamento dos frangos é feito dentro da própria fábrica, o que garante que todos os requisitos de qualidade e segurança sejam cumpridos à risca. O método de congelamento também faz a diferença: por ser rápido e preciso, ele conserva as propriedades da carne de frango.

Ainda assim, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal, é importante estar atento a alguns detalhes antes da compra. Observe temperatura, odor e coloração da carne, quantidade de líquido na embalagem e, por fim, se o local da compra (mercado ou açougue, por exemplo) está limpo e atende a todas as exigências da Vigilância Sanitária.

Congelados ajudam a evitar o desperdício

Poupar alimentos pode ser mais fácil do que você imagina, graças à possibilidade de congelamento. Os frangos das linhas Sadia Na Medida e Sadia Bio são um bom exemplo disso. Essas linhas possuem uma opção de embalagem com cortes congelados um a um, o que evita desperdícios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Já o congelamento de outros alimentos, como feijão, legumes e frutas, pode ser feito em casa. Antes de serem congelados, eles devem ser colocados em recipientes limpos, sem o acúmulo de água e temperos, que podem sofrer alterações de sabor.

Mesmo sendo uma opção mais prática e que evita desperdícios, é importante intercalar o consumo de alimentos congelados e naturais no dia a dia, para garantir uma dieta mais equilibrada e saudável.

Frango congelado x frango resfriado

É muito comum ver, tanto em mercados como açougues, as duas opções da carne de frango: congelados e resfriados. Mas o que muda? Na verdade, não há muito mistério entre eles; a principal diferença está no método de preservação de cada um, com temperaturas distintas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Frangos resfriados são mantidos em temperaturas mais baixas e devem ser consumidos em, no máximo, 72 horas. Já o frango congelado tem um prazo de validade prolongado e preserva, com mais qualidade, as características da carne, justamente por passar pelo processo de congelamento industrial.

Para ter mais segurança na hora da compra, prefira os frangos da Sadia. Dessa forma, você estará investindo em produtos livres de conservantes, já que os frangos são congelados rapidamente na própria fábrica da Sadia para garantir, de forma natural, a conservação do alimento, evitando contaminações.

Descongelamento correto do frango

Apesar do descongelamento dos alimentos com o micro-ondas ser mais comum, existe uma forma mais adequada para descongelar o frango, de modo a preservar suas características nutricionais e também a textura da carne.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ideal é separar um recipiente limpo e deixar o frango descongelar natural e lentamente, dentro da geladeira. Esse processo costuma levar, em média, 24 horas. Lembre-se de nunca deixar a carne submersa dentro da água, pois o hábito pode colaborar com o crescimento de micro-organismos.

Caso você prefira opções mais práticas, que não requerem descongelamento prévio, aproveite para conhecer os frangos da linha Sadia Assa Fácil. Para prepará-lo, basta retirar o frango do congelador e levar diretamente ao forno, sem complicação.

Alimentos congelados e prazo de validade

Quando você compra alimentos já congelados, é possível conferir a data de validade impressa na própria embalagem. Se o congelamento for feito em casa, porém, o prazo para o consumo muda e pode chegar a oito meses - caso o frango esteja assado ou cozido, a validade cai para seis meses. É importante respeitar esse período para evitar o ressecamento da carne e também checar se o frango está bom para o consumo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)