PUBLICIDADE

Veggie Burger não é tão saudável; nutricionista explica

Quantidade de certas substâncias no veggie burger pode ser até pior em alguns casos

Os "veggie burgers" são hambúrgueres não produzidos a partir de carne, alguns nem de qualquer ingrediente de origem animal. Muitos acreditam que eles são uma opção mais saudável do que os hambúrgueres tradicionais. Entretanto, existe grande perigo nessa visão, alertam especialistas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fast-food "vegetariano"

A nutricionista Thatiana Vieira explica que "o fato de não ter proteína animal nem sempre torna esses hambúrgueres mais saudáveis". Isso porque quem acredita nisso pensa que a gordura saturada se encontra apenas na carne vermelha, mas não é só ela que pode fazer mal à saúde.

Na verdade, o que pode fazer diferença mesmo são os ingredientes utilizados para fazer o lanche. Entre aqueles mais nocivos e que devemos tomar cuidado, estão:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veggie Burger McDonald's

Um lanche vegetariano da rede McDonald's (não contém carne, mas pode ter produtos de origem animal, como o queijo, por exemplo), possui uma quantidade maior de gordura e sal do que no clássico Big Mac. O mesmo também acontece com os carboidratos, de acordo com os valores nutricionais da refeição.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Valores Nutricionais McVeggie Big Mac
Gordura (g) 26 25
Carboidratos (g) 62 45
Sódio (mg) 1381 1047

*dados do site oficial

"Rebel" Burger BK

A tabela nutricional do lanche de hambúrguer sem carne do Burger King, Rebel Whopper, mostra que ele todo tem um valor superior de sódio (100mg a mais) e carboidrato (9g a mais) que o Whopper tradicional.

Os outros valores nutricionais do lanche completo quase se equiparam ao tradicional hambúrguer de carne, mostrando que em números absolutos eles são muito próximos. Veja:

Tabela Nutricional Rebel Whopper (hambúrguer sem carne) Whopper (hambúrguer de carne vermelha)
Gordura (g) 34 40
Gordura Saturada (g) 11 12
Calorias (kcal) 630 660

*dados do site oficial

Veggie burger caseiro

Segundo Thatiana, hambúrgueres feitos em casa e burgers orgânicos são melhores que os produzidos industrialmente. Isso porque não são alimentos processados. Mesmo assim, eles só vão ser considerados mais saudáveis se corresponderem especificamente a uma receita light.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Um produto pode ser considerado light se tiver uma quantidade de gordura e calorias 20% menor do que uma versão comum. Portanto, se você deseja fazer um lanche mais saudável, a receita de hambúrguer vegetariano ou vegano não deve ter fritura e nem adição elevada de sal, que aumenta o valor calórico.

Desvantagens do Hambúrguer Vegano

Uma das desvantagens dos hambúrgueres veganos, é justamente o fato dele não ter nenhum elemento de origem animal. Porque, segundo a nutricionista, a quantidade de proteína deles é insuficiente quando se trata de aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso corpo não fabrica sozinho. E alimentos à base de plantas acabam não possuindo todos, "embora possam ter, sim, alguma quantidade de aminoácidos qualidade, como a metionina e a lisina".

A quantidade de ingredientes adicionados à parte também é perigosa. Como por exemplo, a quantidade de sódio, que pode até mesmo ultrapassar a de um hambúrguer comum. Isso tudo por causa do objetivo de fazer o gosto ser o mais próximo possível da carne.

Benefícios do Veggie Burger

O lado positivo desses hambúrgueres é que eles podem levar uma quantidade vitaminas maior, "já que são confeccionados muitas vezes com leguminosas como o grão de bico, tendo um bom aporte de fibras, cálcio, fósforo, vitamina E, C, e K", explica Thatiana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ainda assim, é importante não esquecer de analisar os produtos antes. Por isso, "preste atenção na composição desses tipos de alimentos e, principalmente, sempre os use como lanche esporádico, nunca como opção de refeição diária", conclui a especialista.

Dieta Vegana e Vegetariana

Emagrecendo com dieta vegana: veja cardápio

Vegetarianismo: tipos, como começar e receitas

16 receitas vegetarianas que irão te surpreender