Como a cafeína pode estimular a concentração?

Descubra os benefícios da substância que está presente no café, chás e outras bebidas

O café é uma grande paixão dos brasileiros - quanto a isso, não há dúvidas. Tanto é verdade que, só em 2017, cada brasileiro consumiu, em média, 817 xícaras de café, segundo dados da consultoria Euromonitor International. De acordo com o órgão, isso faz do brasileiro o maior consumidor da bebida no mundo, com uma média seis vezes superior à global1.

Mas o que explica essa relação tão intensa com o café? Uma possível explicação é o efeito que a bebida tem sobre o nosso estado mental. A cafeína, que pode ser encontrada no café e em alguns tipos de chás, é utilizada por muitos como uma forma de melhorar o estado de alerta, aliviar a fadiga e aumentar o foco e a concentração2. Mas será que é verdade?

Como a cafeína age

Por séculos, a cafeína, por meio do café ou dos chás, esteve associada ao estímulo de funções mentais e cognitivas. E isso não está errado. Estudos afirmam que a cafeína melhora, de fato, aspectos como o reflexo, o estado de vigilância e a atenção. Isso ocorre após o consumo de 32 até 300 mg de cafeína3. Quer saber como a substância age?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A concentração, ou atenção, é a capacidade de focar nos elementos mais importantes de uma determinada tarefa, deixando de lado aquelas que não são tão relevantes. Ela é diferente do estado de vigilância, que explicamos abaixo. Ainda assim, a concentração é outro aspecto positivamente afetado pela cafeína - testes mostraram que ela melhora o tempo de reação e até a precisão de resposta em indivíduos descansados3.

Já no quesito vigilância, foi comprovado que a cafeína traz efeitos positivos quando consumida em doses de pelo menos 200 mg. A substância permite, por exemplo, a manutenção da performance mesmo durante tarefas lentas ou tediosas. Esse efeito pode durar por longos períodos, tanto em pessoas fatigadas como no caso daquelas que estão descansadas3.

Como aproveitar os benefícios

O segredo para se tornar mais alerta e concentrado, então, é tomar muito café ao longo do dia? Na verdade, não é bem assim. Os efeitos positivos sobre o sistema cognitivo podem ser observados após a ingestão de doses moderadas de cafeína. Em excesso, a substância pode causar ansiedade e até prejudicar a performance3.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E tem mais: existem outras formas de aproveitar os benefícios da cafeína, principalmente no caso de quem não tem o hábito de tomar café, chás, refrigerantes com cafeína e outras bebidas do tipo.

Nossa sugestão é o novo Pharmaton® Energy, que tem fórmula VITACAF, uma combinação de cafeína e vitaminas do complexo B que ajuda a melhorar a concentração, o estado de alerta e até o metabolismo energético4. Clique aqui para saber mais e conheça este lançamento da linha Pharmaton.

Referências:

1 - Associação Brasileira da Indústria de Café. Brasileiro consome, em média, 817 xícaras de café por ano. Disponível em: http://abic.com.br/brasileiro-consome-em-media-817-xicaras-de-cafe-por-ano/.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 - Mayo Clinic. Caffeine: How much is too much?. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/caffeine/art-20045678

3 - Tom M.McLellan; John A.Caldwell; Harris R.Lieberman. A review of caffeine's effects on cognitive, physical and occupational performance. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, Volume 71, December 2016, Pages 294-312. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0149763416300690

4 - Sanofi. Pharmaton Energy. Disponível em: https://www.pharmaton.com.br/conheca-pharmaton-energy/tabela-nutricional/

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)