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Saiba o que comer nos dias mais quentes do ano

Escolha as melhores opções e saiba o que evitar nos dias de calor

Apesar do verão durar apenas três meses, dias quentes são comuns em todas as estações do ano no Brasil. Nesses dias, a temperatura corporal aumenta e o corpo pede por alimentos e ingredientes mais leves e, por que não, saudáveis.

De forma inteligente, nosso corpo trabalha para manter a temperatura em torno dos 36ºC. Se o dia estiver muito quente, o organismo lança mão de meios para diminuir o calor, como o suor, que faz com que o corpo perca água e sais minerais. Por isso, hábitos alimentares simples podem ajudar a lidar com a situação.

Conversamos com a nutricionista Juliana Vieira para esclarecer algumas dúvidas sobre o que comer nos dias mais quentes do ano. Confira:

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O que consumir dos dias mais quentes

Segundo a nutricionista, os melhores alimentos para consumir nos dias mais quentes são:

Abacate: a fruta contém ácido pantotênico, um tipo de vitamina do complexo B que ajuda as células a transformarem alimentos em energia.

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Melancia: ela é uma das melhores frutas para consumir nos dias quentes devido ao seu alto índice de água, ajudando a promover hidratação ao organismo.

Verduras: além de serem ricas em vitaminas e nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, as verduras possuem baixo teor de calorias, são fontes de fibras e promovem saciedade. Elas podem ser consumidas cruas e frias, o que ajuda na hora de se refrescar.

Beterraba: a raiz contém nitratos naturais e antioxidantes que servem para aumentar o fluxo sanguíneo e, assim, a oxigenação do cérebro e músculos.

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Batata doce: o legume é uma importante fonte carboidrato, que serve como combustível rápido ao organismo. Ela também concentra uma alta taxa de carboidratos integrais, ricos em fibras, que são absorvidos mais lentamente em comparação ao açúcar e à farinha branca.

Água de coco: este isotônico natural é rico em nutrientes como sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitamina C. Além disso, é uma bebida que possui antioxidantes e proporciona muita hidratação para o corpo.

Chocolate amargo: é uma boa fonte de cafeína e teobromina, dois estimulantes que auxiliam no aumento de energia e bom humor.

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Além dos citados acima, outros alimentos também podem ser consumidos e são importantes aliados nos dias de calor, garantindo saúde e refrescância, como frutas no geral, cereais, legumes, picolés à base de água, peixes e carnes magras.

Importância da água no organismo

A água compõe 70% do organismo humano e participa de praticamente todas as funções do metabolismo. Por isso, é claro que ela também não pode ficar de fora da alimentação dos dias quentes. O consumo regular de água durante todo o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e pode até melhorar a qualidade da pele.

O consumo adequado de água ainda mantém a saúde e contribui para a eliminação de toxinas, além do transporte de nutrientes para as células de uma forma correta. Ela também ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em esportes e atividades cotidianas.

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O que evitar nos dias com altas temperaturas

Você já se alimentou em um dia muito quente e depois sentiu cansaço, desconforto abdominal e cólicas? Alguns alimentos causam esse tipo de mal-estar.

Um desses alimentos é o feijão. "Em dias de calor, ingerir alimentos com alta densidade energética, como o feijão, costuma reduzir a disposição e gerar maior cansaço, além de não repor adequadamente a quantidade de líquidos e sais minerais perdidos", explica a nutricionista.

Outras preparações para evitar nos dias mais quentes são os alimentos gordurosos e receitas com muitos condimentos, pois esses podem causar mal-estar. Portanto, carnes com gordura, frituras, molhos, pratos à milanesa e alimentos industrializados devem sair do cardápio quando o sol está forte.

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Dias quentes ao ar livre

Dias de calor e com sol pedem atividades ao ar livre. Para aproveitar ao máximo o dia na piscina, praia ou parque, é preciso pensar também na alimentação. Confira as dicas da profissional:

Suco de beterraba.
Suco de beterraba.

Receitas para o verão

Confira agora cinco receitas diferentes e fáceis ideais para preparar em casa nos dias mais quentes e garantir refeições deliciosas:

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1. Suco de beterraba com morango

Ingredientes

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Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se achar a mistura muito grossa, acrescente mais água. Beba o suco em seguida sem coar.

2. Salada tropical

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Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela grande, adicione todos os ingredientes e tempere com suco de limão, azeite e sal a gosto. Misture delicadamente para que todos os ingredientes incorporem os diferentes sabores.

3. Tomate recheado com frango

Ingredientes

Modo de preparo

Para começar, parta o tomate ao meio e despreze as sementes e o miolo. Em uma panela pequena, adicione o azeite e refogue o alho com a cebola. Então, junte todos os demais ingredientes e deixe cozinhar por alguns instantes. Desligue o fogo e recheie as duas partes do tomate com o refogado.

4. Omelete fit de batata doce

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela pequena, adicione o ovo, a clara de ovo, a batata doce e o sal. Bata os ingredientes muito bem. Transfira a massa do omelete para uma frigideira antiaderente já quente e cozinhe os dois lados. Retire o omelete da frigideira e recheie com queijo cottage.

5. Creme de avocado

Ingredientes

Modo de preparo

Com auxílio de um mixer ou liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Reserve na geladeira até gelar e, se desejar, adicione oleaginosas, como nozes, amêndoas ou castanhas.

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