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Como incluir o iogurte no cardápio e no dia a dia?

A nutricionista Rachel Oliveira explica os benefícios do iogurte e como inseri-lo nas refeições

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Queridinho e facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados, o iogurte é um alimento repleto de vantagens para a saúde e para o bom funcionamento do organismo. Além de ser democrático com opções para pessoas com intolerância à lactose e outras restrições alimentares, como diabetes e colesterol alto.

Apesar de ser popular no café da manhã, você sabia que é possível inserir o iogurte na dieta e combinar com outros alimentos, ajudando a aumentar a saciedade entre as refeições e trazendo muito sabor para as receitas?

Desvendando os tipos de iogurte

Natural ou Integral: o iogurte natural e integral basicamente não possui nenhuma alteração em sua composição, pois é preparado com leite pasteurizado integral - ou leite reconstituído integral - e fermento lácteo.

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Desnatado: no iogurte desnatado há redução de gorduras durante sua produção, o que o torna menos calórico e benéfico para pessoas que já tenham colesterol alto pré-diagnosticado ou que fazem dietas com restrição de calorias.

Grego: possui uma textura mais cremosa que o iogurte comum e um sabor mais leve e menos ácido, pois o soro do leite é removido em sua produção.

Light: assim como na maioria dos produtos lights, o iogurte light tem redução de 25% no valor de algum nutriente, que pode ser o valor calórico, carboidratos, lipídios e proteínas, quando comparado ao mesmo produto na versão original. Normalmente essas opções são utilizadas por pessoas diagnosticadas com diabetes.

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Como inserir o iogurte nas refeições?

Em uma alimentação saudável e equilibrada, é muito importante pensar em manter um equilíbrio nutricional dos nutrientes nas principais refeições. Desta forma, o consumo de iogurte é importante e pode ajudar na variedade do cardápio.

Além de ser uma excelente fonte de proteína, o iogurte também é bastante versátil e pode ser consumido tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde, além de poder ser acompanhado de frutas, cereais e em diversas receitas e pratos salgados, ideais para o almoço ou jantar.

Café da manhã: ajudando na saciedade e energia para o restante do dia, a forma mais tradicional de inserir o iogurte nessa refeição , é combinando o alimento com frutas como morango, manga, banana e cereais, como granola, linhaça e chia. Para quem tem pouco tempo para fazer esta refeição, uma boa pedida é preparar no dia anterior um nutritivo overnight oat com todas essas opções para começar o dia bem alimentado - e tudo isso em poucos minutos.

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Almoço e jantar: pode não parecer, mas existem diversas receitas salgadas que levam o iogurte como um dos ingredientes principais, como por exemplo molhos para saladas e acompanhamento (combinados com limão e especiarias) ou ainda marinadas para frango, dando sabor e ajudando no amaciamento da proteína.

Sobremesas: você pode optar por comer um iogurte após as refeições, em vez de sobremesas mais açucaradas e industrializadas. Contudo, com o iogurte também é possível preparar doces incríveis, saborosos e saudáveis.

Bebidas: com o iogurte é possível criar bebidas gostosas e nutritivas, não apenas smoothies e vitaminas, mas também outras bebidas refrescantes e até mesmo drinks.

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