PUBLICIDADE

Bee bread (pão de abelha): veja os benefícios desse alimento

Semelhante ao pólen apícola, o pão de abelha é rico em vitaminas e aminoácidos; confira

Bee Bread, ou Pão de Abelha, é um composto produzido por abelhas adultas mais velhas, como explica Roberta Genaro, médica atuante na área de nutrologia e medicina integrativa. "Elas misturam cerca de 160.000 grãos de pólen com néctar, mel e um pouco de sua saliva para fazer o 'pão de abelha', rico em proteínas, que é disponibilizado como alimento para a colônia".

O pólen é depositado nas células localizadas entre a ninhada e o mel armazenado. Então, as abelhas de meia-idade da colônia empurram o ar para fora ao embalar o pólen, adicionando mais néctar, mel e secreções glandulares no local. Quando as células ficam cheias, as abelhas processadoras selam a região com uma camada de mel, gerando um processo de fermentação que resultará no pão de abelha.

Bee bread é o mesmo que pólen apícola?

O pólen apícola se tornou um dos suplementos alimentares mais populares dos últimos anos. Conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, o alimento é semelhante ao bee bread, mas se diferencia pela sua composição.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"A diferença está na composição, visto que o pão de abelha é o pólen apícola que passou por um processo de fermentação devido o seu armazenamento na colmeia. O pólen apícola é uma mistura de diferentes tipos de pólen floral coletados pelas abelhas e o pão de abelha é o pólen apícola adicionado de mel, enzimas digestivas das abelhas e dos produtos resultantes da fermentação do armazenamento", explica a nutricionista e farmacêutica Cris Moraes.

Benefícios do Bee Bread

Segundo Roberta Genaro, o pão de abelha é rico em proteínas de alta qualidade, além de nutrientes como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Os benefícios de tomar este super alimento são extensos. É antienvelhecimento, pois estimula o crescimento e a reparação celular, e tem propriedades anticancerígenas. Protege contra as radiações e auxilia nos efeitos colaterais da quimioterapia, sendo bastante conhecido por aumentar a longevidade, melhorar a fertilidade, estimular os ovários e melhorar a libido", conta a especialista.

Entretanto, a nutricionista Cris Moraes ressalta que os compostos bioativos, tais como flavonóides e polifenóis, variam a depender das plantas das quais as abelhas coletaram o pólen floral. Assim, o potencial terapêutico do bee bread possui forte relação com a espécie botânica que as abelhas coletam o pólen.

Como consumir?

O bee bread pode ser ingerido de forma pura ou misturado com diferentes tipos de alimentos, como cereal, iogurte, mingau e pão. Normalmente, é recomendado que se consuma cerca de 10g do pão de abelha por dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Contraindicações

Apesar de ser um alimento natural e saudável, é preciso excluir a possibilidade de uma reação alérgica ao pólen e a substâncias derivadas de abelhas. Para isso, basta consultar um médico alergista e realizar os exames necessários.

"Pacientes em uso de anticoagulantes, como a varfarina, não devem fazer o uso de pólen, pois há indícios de que ocorre interação entre ambos, trazendo riscos ao usuário. Gestantes e lactantes também devem ter cautela, pois não há estudos que demonstrem segurança de uso para essa população", alerta Cris Moraes.