
Preparador Físico especialista em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva.

Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Quem está por dentro do mundo dos treinos com certeza já ouviu falar da creatina. A substância, produzida naturalmente pelo organismo, é composta por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina.
A suplementação é bastante utilizada para fornecer energia aos músculos e melhorar o desempenho físico nas atividades físicas, ajudando no processo de hipertrofia. Mas uma dúvida comum entre quem usa o suplemento é sobre quando tomar a creatina: antes ou depois do treino? Pela manhã ou a noite? Existe um horário ideal para consumir o suplemento e potencializar os resultados? Entenda!
Saiba mais: Creatina causa queda de cabelo? Sou nutricionista e explico se é mito ou verdade
Qual é o momento ideal para tomar a creatina?
De acordo com André Della Creche, preparador físico especialista em fisiologia do exercício e nutrição esportiva, não existe um horário ideal para consumir a creatina, seja antes ou após o treino. Para obter melhores resultados, é importante lembrar de tomá-la todos os dias, já que seu efeito vem com o uso contínuo.
“A dica que eu dou é escolher um horário e criar a rotina de suplementação nesse horário escolhido. Por exemplo: acorde, escove os dentes e tome sua creatina. Isso faz com que você associe uma rotina a outra e fixe mais fácil a sua rotina de suplementação”, orienta o especialista.
E nos dias de descanso?
Outra dúvida recorrente é se a creatina deve ser tomada mesmo nos dias de descanso. A resposta é sim! “A creatina é um suplemento cíclico de uso contínuo, ou seja, o seu uso precisa ser diário, independente se você vai treinar ou não”, destaca Creche.
Como o efeito da creatina depende da saturação do acúmulo da substância armazenada no organismo, é importante manter a suplementação diariamente, independentemente de treinar ou não.
Saiba mais: Creatina não é só pra quem malha, esses são os 7 benefícios dessa substância que muita gente não conhece