Para uma perda de peso saudável, o ideal seria procurar ajuda especializada. O nutricionista poderá realizar avaliação do seu perfil metabólico, antropométrico e bioquímico, e traçar a estratégia mais adequada para perda de peso e manutenção da massa magra. Além disso, história clínica prévia, social e familiar também contam bastante na hora de uma conduta.
Alguns aspectos que favorecem a perda de peso são:
* utilização de pré/pró/simbióticos (dependendo de cada caso) para equilibrar a "saúde intestinal",
* regularizar o sono,
* equilibrar os macro ("açúcares", proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais),
* evitar ficar tempo grande sem se alimentar (se alimentar de 3/3h, máximo de 4/4h),
* se hidratar bastante,
* evitar o consumo de alimentos de alta densidade calórica, ricos em açúcar e gordura (chocolate, biscoitos recheados, pizza, etc), e de preparações como frituras;
* consumir mais alimentos ricos em fibras (verduras, legumes, cereais integrais, frutas).
Em suma, melhorar a qualidade da alimentação, se atentando para os alimentos não saudáveis. O importante é combinar vários alimentos saudáveis. Algumas pessoas consomem os alimentos baseando-se apenas na quantidade de calorias deles, mas muitos alimentos tem até uma caloria relativamente boa, porém uma composição muito ruim (por exemplo, contém muito sódio ou muita gordura saturada/trans), o que não o torna saudável.
É primordial seguir as orientações e quantidade estipulada pelo nutricionista.
Não é um processo fácil, principalmente para pessoas que possuem fatores genéticos e/ou alterações hormonais que dificultam a perda de peso, mas dando cada passo por vez conseguimos alcançar o objetivo maior, que é melhorar a qualidade de vida e a saúde.
Lembrando que a realização de atividade física auxilia MUITO neste processo de emagrecimento!!
Espero ter ajudado!
Abraços