
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Não sabe o que preparar para o jantar? Esta receita fácil e superproteica com abacate resolve a refeição da noite em poucos minutos, e sem precisar ligar o fogão.
A ideia é preparar minialfaces recheadas, sendo fontes de proteína e gorduras saudáveis. Os chamados cogollos de lechuga, são os miolos ou corações da alface romana — uma parte mais compacta, crocante e clara da alface, ideal para ser usada como base para recheios.
Elas funcionam como pequenas “barquinhas” comestíveis, substituindo pães ou tortilhas em preparações leves e de baixo carboidrato.
Minialfaces recheadas
Para preparar, você vai precisar de:
- 2 unidades de mini-alface romana
- 1 abacate
- 3 ovos cozidos
- 1 iogurte grego
- Cebolinha picada (a gosto)
- Suco de meio limão
- Azeite de oliva extravirgem (a gosto)
- Sal (a gosto)
- Pimenta-do-reino (a gosto)
- Pitada de pimenta-caiena
Modo de preparo
Lave bem as folhas dos cogollos, seque completamente e reserve. Em uma tigela, amasse a polpa do abacate junto com os ovos cozidos (reserve uma gema para a finalização). Em seguida, adicione o iogurte grego e os demais temperos, misturando até obter um creme homogêneo.
Recheie as folhas de alface com essa mistura e finalize com a gema de ovo picada e sementes de gergelim preto — ou outra de sua preferência. A receita é leve, prática e não exige nenhuma preparação no fogo (desde que você já tenha os ovos cozidos na geladeira).
Além de ser rica em proteínas de qualidade, o prato traz boas gorduras e pouquíssimos carboidratos — o que o torna uma ótima opção para quem segue uma dieta cetogênica (keto).
Saiba mais: O tempero mais esquecido é um dos mais poderosos: conheça os benefícios do cardamomo