EVA perguntou:

É possível substituir o leite pelo iogurte natural?

  • Respondido em 13/06/2014
    Dra. Tamara Mazaracki Nutrologia - CRM 52301716/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Sim, e esta substituição pode ser benéfica para quem quer reduzir a lactose. O iogurte é feito de leite fermentado, usando uma mistura de bactérias como os lactobacilos acidófilo, bífido e bulgárico dentre outros. O processo de fermentação dá consistência ao iogurte, e faz com que ele seja pré-digerido e rico em enzimas, tornando-o assim um alimento de fácil assimilação e com teor reduzido de lactose. Além disso, ele contém proteína de alta qualidade e é uma grande fonte de cálcio, sendo recomendado para todos, e principalmente para crianças em desenvolvimento e para prevenir a osteoporose.

    Preste atenção ao comprar o seu iogurte: quanto menos ingredientes houver no produto, mais saudável será. Existem versões que só levam leite, fermentos lácteos, e açúcar na versão adoçada, não um xarope de açúcar que é composto com frutose (açúcar danoso para o fígado que causa acúmulo de triglicerídios no órgão) ou adoçante. Muitos têm na sua composição amido modificado, espessantes e conservantes com nomes bem complicados – fuja destes.

    O ideal é preparar o seu iogurte em casa: você pode usar um pote de iogurte natural (sem sabor) comprado no supermercado (leia bem o rótulo), porém a melhor opção é usar um pacotinho de fermento para iogurte, que contém bactérias originais do leite (Streptococcus Thermophilus e Lactobacillus Bulgaricus) e pode ser comprado em lojas que vendem produtos naturais.

    PUBLICIDADE