Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNem toda planta gosta de dividir espaço — algumas até brigam por nutrientes, luz e água quando estão muito próximas. Mas sabia que existem espécies que se dão super bem juntas e até se ajudam a crescer?
Pois é, pouca gente sabe, mas certas combinações de plantas funcionam como grandes amigas e podem ser cultivadas no mesmo vaso sem problema nenhum. Se você quer otimizar o espaço em casa, deixar a decoração mais charmosa e ainda garantir plantas mais saudáveis, vale a pena conhecer essas espécies.
Leia mais: Os melhores lugares da casa para colocar uma Espada de São Jorge, planta que purifica o ar
4 opções de plantas amigas para você plantar no mesmo vaso
Se você sempre quis montar uma horta em casa, mas acha que falta espaço, aqui vai uma boa notícia: dá, sim, para cultivar várias hortaliças no mesmo vaso — desde que elas tenham gostos parecidos.
É o caso da salsinha, da cebolinha, da alface e da rúcula, uma combinação que funciona super bem, segundo a gestora ambiental Erika Canton em um vídeo publicado no seu instagram. “Elas gostam da mesma quantidade de luz, da mesma quantidade de horas de sol por dia. Pelo menos umas três horas de sol por dia, ou bastante luz forte”, explica a especialista. Confira o vídeo aqui.
Além disso, essas quatro plantas compartilham outras preferências, o que facilita bastante o cultivo conjunto. “Elas gostam de uma terra sempre úmida, de uma temperatura agradável”, completa Erika. O mais interessante é que, mesmo em um vaso pequeno, essas hortaliças conseguem se desenvolver de forma saudável. “Elas conseguem crescer bem juntas e se desenvolver em um vaso mesmo que seja pequeno.”
O segredo está nas características parecidas entre elas: todas se mantêm em tamanho moderado, não exigem muita profundidade de terra e não se tornam plantas altas ou lenhosas, como o alecrim ou o manjericão. “Elas gostam das mesmas coisas: mesma quantidade de luz, mesma quantidade de água, o mesmo tipo de substrato, o mesmo tipo de adubo”, reforça Erika.
Leia também: Essas árvores frutíferas pequenas são perfeitas para ter dentro do apartamento